A Apple sempre liderou com folga o mercado de tablets, e seus iPads são extremamente populares. No entanto, a Samsung começou a ameaçar esse reinado e teve um crescimento significativo no trimestre passado. A constatação vem de dados do IDC — International Data Corporation —, que revelou a participação no mercado de tablets referente ao terceiro trimestre de 2024. No levantamento, a Samsung teve uma boa evolução durante o período, firmando sua posição no segundo lugar e se aproximando da liderança, enquanto a Apple não evoluiu muito.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Xiaomi 15 Ultra terá câmera de 200 MP e chega em janeiro, diz rumor
- Musk lançaria um celular da Tesla, mas só “se Apple e Google não se comportarem”
Os números revelam que a Samsung viu um aumento de 18,3% em relação ao mesmo período do ano passado, com 7,1 milhões de unidades vendidas, enquanto a Apple subiu apenas 1,4%. Isso deixa uma distância de apenas 5,5 milhões de aparelhos vendidos entre as duas. A participação de mercado, porém, ainda revela uma distância grande entre elas, de 31,7% contra 17,9%.
Analisando detalhadamente os responsáveis por esse cenário, a IDC destaca que, apesar de a Samsung ter lançado recentemente os topos de linha Galaxy Tab S10 Plus e S10 Ultra, o maior sucesso da empresa, na verdade, é o acessível Galaxy Tab A9, que conquista o público pelo custo benefício.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Por outro lado, a Apple enfrenta um ano difícil em várias frentes. Já foi reportado que as vendas do Apple Vision Pro e do iPhone 16 não foram bem como o esperado e, agora, o relatório da IDC também mostra que o rendimento comercial do iPad Pro não atingiu as expectativas.
Amazon cresce, Lenovo cai e Huawei se mantém
Enquanto a briga pelo topo fica acirrada entre Apple e Samsung, o restante do top-5 se divide entre Amazon, Huawei e Lenovo, respectivamente em terceiro, quarto e quinto lugar.
A Amazon surpreende por não ser tão popular no mercado de tablets. No ano passado, ela ocupava o quinto lugar no ranking, mas viu um aumento expressivo de 111,3% no terceiro trimestre desse ano. Isso pode ser justificado pelas duas Prime Day promovidas pela gigante do varejo neste ano, ocasiões nas quais a empresa ofereceu descontos para seus dispositivos.
A Huawei, por sua vez, se manteve no quarto lugar no mercado de tablets, com um crescimento de 44,1%. A Lenovo, porém, sofreu com o aumento das vendas das duas e caiu para quinto, com um crescimento mais modesto de 14,7%. Confira como ficou o top-5 durante o terceiro trimestre de 2024:
Fabricante | Número de vendas | Crescimento ano-a-ano | Participação de mercado |
Apple | 12,6 milhões | 1,4% | 31,7% |
Samsung | 7,1 milhões | 18,3% | 17,9% |
Amazon | 4,6 milhões | 111,3% | 11,6% |
Huawei | 3,2 milhões | 44,1% | 8,2% |
Lenovo | 3 milhões | 14,7% | 7,6% |
Leia mais matérias no ItechNews .