A Apple sempre liderou com folga o mercado de tablets, e seus iPads são extremamente populares. No entanto, a Samsung começou a ameaçar esse reinado e teve um crescimento significativo no trimestre passado. A constatação vem de dados do IDC — International Data Corporation —, que revelou a participação no mercado de tablets referente ao terceiro trimestre de 2024. No levantamento, a Samsung teve uma boa evolução durante o período, firmando sua posição no segundo lugar e se aproximando da liderança, enquanto a Apple não evoluiu muito.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Xiaomi 15 Ultra terá câmera de 200 MP e chega em janeiro, diz rumor
  • Musk lançaria um celular da Tesla, mas só “se Apple e Google não se comportarem”

Os números revelam que a Samsung viu um aumento de 18,3% em relação ao mesmo período do ano passado, com 7,1 milhões de unidades vendidas, enquanto a Apple subiu apenas 1,4%. Isso deixa uma distância de apenas 5,5 milhões de aparelhos vendidos entre as duas. A participação de mercado, porém, ainda revela uma distância grande entre elas, de 31,7% contra 17,9%.  

Analisando detalhadamente os responsáveis por esse cenário, a IDC destaca que, apesar de a Samsung ter lançado recentemente os topos de linha Galaxy Tab S10 Plus e S10 Ultra, o maior sucesso da empresa, na verdade, é o acessível Galaxy Tab A9, que conquista o público pelo custo benefício. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Acessíveis, Galaxy Tab A9 fazem sucesso no mercado global (Imagem: Ivo Meneghel Jr/)

Por outro lado, a Apple enfrenta um ano difícil em várias frentes. Já foi reportado que as vendas do Apple Vision Pro e do iPhone 16 não foram bem como o esperado e, agora, o relatório da IDC também mostra que o rendimento comercial do iPad Pro não atingiu as expectativas.

Amazon cresce, Lenovo cai e Huawei se mantém

Enquanto a briga pelo topo fica acirrada entre Apple e Samsung, o restante do top-5 se divide entre Amazon, Huawei e Lenovo, respectivamente em terceiro, quarto e quinto lugar. 

A Amazon surpreende por não ser tão popular no mercado de tablets. No ano passado, ela ocupava o quinto lugar no ranking, mas viu um aumento expressivo de 111,3% no terceiro trimestre desse ano. Isso pode ser justificado pelas duas Prime Day promovidas pela gigante do varejo neste ano, ocasiões nas quais a empresa ofereceu descontos para seus dispositivos. 

A Huawei, por sua vez, se manteve no quarto lugar no mercado de tablets, com um crescimento de 44,1%. A Lenovo, porém, sofreu com o aumento das vendas das duas e caiu para quinto, com um crescimento mais modesto de 14,7%. Confira como ficou o top-5 durante o terceiro trimestre de 2024:

Fabricante Número de vendas Crescimento ano-a-ano Participação de mercado
Apple 12,6 milhões 1,4% 31,7%
Samsung 7,1 milhões 18,3% 17,9%
Amazon 4,6 milhões 111,3% 11,6%
Huawei 3,2 milhões 44,1% 8,2%
Lenovo 3 milhões 14,7% 7,6%

 

Leia mais matérias no ItechNews .