A Nintendo confirmou que o sucessor do Switch terá a chamada retrocompatibilidade, podendo rodar jogos do console atual. Conta e serviços do Nintendo Switch Online também poderão ser acessados pelo futuro videogame.
As informações constam em um documento semestral de políticas da Nintendo. Infelizmente, não constam nele mais detalhes sobre como será o novo Switch, apenas que isso virá “em uma data futura”. A empresa diz que o console será apresentado ainda neste ano fiscal, que termina em março de 2025.
Por que a retrocompatibilidade é importante?
O principal ponto da compatibilidade com jogos de consoles anteriores é permitir que o cliente não perca seu acervo de games. Isso tende a facilitar o processo de convencer o consumidor a atualizar seu hardware. Como observa o The Verge, o Xbox Series X da Microsoft e o PlayStation 5 da Sony são compatíveis com títulos da geração passada.
O mesmo não acontece com o Switch, já que a transição do Wii U para o console atual envolveu trocar discos por cartuchos. Portanto, a única forma de ter acesso a jogos antigos é por meio de versões remasterizadas ou disponibilizadas no Switch Online.
Um aspecto menos discutido, mas que também é interessante, é a preservação da história dos videogames. A compatibilidade ajuda a acessar jogos antigos do catálogo e evitar que eles se percam.
Quais foram os últimos anúncios da Nintendo?
Enquanto não revela detalhes sobre a próxima geração do Switch, a Nintendo está diversificando seu portfólio de produtos com algumas coisas bem inusitadas.
Uma delas é o Alarmo, despertador temático com toques de jogos da Nintendo. Do ponto de vista prático, ele tem a vantagem de só parar de tocar quando o usuário sai da cama.
Outra novidade recente é o Nintendo Music, app de streaming com as trilhas de jogos da empresa, como The Legend of Zelda e Animal Crossing.
Relembre nossos testes do Switch Lite
Com informações: The Verge, Videocardz
Novo Switch será compatível com jogos do modelo atual