A Agência Espacial Australiana e o Ministro da Indústria e Ciência da Austrália autorizaram o lançamento do primeiro foguete feito em solo nacional a ser enviado para o espaço, através de um voo orbital, em fase de testes. A companhia responsável pelo feito é a Gilmour Space, do foguete Eris com três estágios.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Copia, mas não faz igual: China revela foguete tipo Starship, da SpaceX
  • Foguetes nucleares podem chegar a Marte 2 vezes mais rápido, mas há um porém

“Com esta luz verde, em breve, tentaremos o primeiro voo de teste orbital de um foguete feito na Austrália a partir de solo australiano“, destacou Adam Gilmour, CEO e cofundador da empresa de tecnologia espacial, em nota.

O foguete da Gilmour Space será lançado a partir do Bowen Orbital Spaceport, no norte do estado de Queensland. Até o momento, não há uma previsão oficial para a data do lançamento, que deve colocar a Austrália na disputa pela nova era da exploração espacial. Apenas 12 nações no mundo têm a capacidade de colocar seus próprios foguetes na órbita da Terra.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A previsão é que seja apenas a viagem inaugural do foguete Eris, designada como TestFlight1. A expectativa é alta em relação à tecnologia australiana, e outros voos de teste orbital também são previstos. Neste primeiro momento, serão monitoradas todas as variáveis, como desempenho dos sistemas de propulsão, comunicação, controle e segurança, nas fases de decolagem ou de separação dos estágios, por exemplo. Aqui, é importante garantir a segurança e a eficiência para que o foguete possa chegar até a órbita da Terra no futuro.

“Nossa equipe usará os dados coletados para melhorar a confiabilidade e o desempenho do foguete Eris para futuros lançamentos comerciais”, informa a companhia sobre a importância dos testes de voo orbital.

Foguete Eris, da Gilmour Space

O sonho da Austrália desenvolver um foguete para voo orbital com tecnologia própria é antigo e, desde 2015, a Gilmour Space trabalha no Eris, que tem 25 m de comprimento e pesa 30 toneladas. A estrutura foi projetada para carregar até 305 kg. 

Um dos diferenciais do foguete é o uso de combustível híbrido, ou seja, utiliza tanto componentes sólidos quanto líquidos para gerar calor na câmara de combustão. “Se for bem-sucedido, poderá ser o primeiro foguete de propulsão híbrida do mundo a alcançar a órbita“, informa a companhia. Segundo os responsáveis, isso barateia os custos e também aumenta a segurança.

Quando será o lançamento do foguete australiano?

“Nossa equipe está avaliando as condições da licença e informará sobre a data prevista para o lançamento do Eris TestFlight1 nas próximas semanas”, comentou o CEO Adam sobre os próximos passos da aventura espacial australiana.

Austrália dá aval para o primeiro voo de teste orbital do foguete Eris, construído em solo nacional (Imagem: Gilmour Space Technologies)

Inclusive, neste primeiro teste, existirão inúmeras limitações. Por exemplo, não ocorrerá a transmissão ao vivo do momento de lançamento, apenas a divulgação posterior de imagens e vídeos. 

Espectadores não envolvidos na missão não serão convidados para acompanhar o lançamento. “Há uma grande probabilidade de atrasos ou cancelamentos (por exemplo, devido a condições climáticas, problemas técnicos imprevistos), que podem durar horas, dias ou até semanas”, explica a companhia.

Saiba mais:

 

Leia mais matérias no ItechNews .