Em Capitão América: Admirável Mundo Novo, o público será apresentado a um dos antagonistas mais memoráveis da Marvel. Trata-se do Hulk vermelho — alter ego do General Thaddeus Ross, que será interpretado por Harrison Ford no novo filme.
Ross é um dos principais vilões do Hulk original, tendo sido criado por Stan Lee e Jack Kirby em 1962. Sua versão monstruosa, no entanto, foi concebida por Jeph Loeb e Ed McGuinness e só deu as caras nos quadrinhos em 2008.
No Universo Cinematográfico Marvel (MCU, em inglês), o personagem foi interpretado por William Hurt nos filmes O Incrível Hulk, Capitão América: Guerra Civil, Vingadores: Guerra Infinita, Vingadores: Ultimato e Viúva Negra. O ator, entretanto, morreu em 2022 e foi substituído por Ford.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A relação de Ross com Bruce Banner é complexa e já sofreu inúmeras reviravoltas, mas uma coisa se mantém inabalável: o ódio mortal que o militar sente pela criatura verde.
Nos quadrinhos, um outro general já assumiu a alcunha de Hulk Vermelho. Trata-se de Robert Maverick, um militar que chegou a integrar uma versão militarizada dos Vingadores. Esse texto, no entanto, vai focar nas origens e nas habilidades de Ross.
Afinal, quem é o Hulk Vermelho?
Thaddeus Ross, também conhecido pelo apelido Thunderbolt, é um general americano e pai de Betty Ross — interesse amoroso de Banner. O militar era o responsável pelos testes científicos que acabaram transformando Banner no Hulk.
Desde então, Ross nutre um ódio mortal pelo gigante esmeralda e faz tudo que pode para derrotar o herói — incluindo se aliar a forças malignas e participar de experimentos que lhe concedem super habilidades.
Ao descobrir que Hulk é Bruce Banner, a raiva de Ross aumenta e o militar passa a caçar o cientista e a criatura com o mesmo afinco. O general acredita que o cientista é capaz de controlar o alter ego, o que aumenta ainda mais sua obsessão.
Ao longo de décadas de continuidade, a relação entre Banner e Ross se alterou algumas vezes. O general chegou até mesmo a aceitar o casamento entre o cientista e sua filha após Banner conseguir controlar Hulk, mas tudo foi por água abaixo quando tal controle foi sabotado.
Ross chegou a se sacrificar para matar um ser maligno chamado Zzzax, mas foi revivido. Ele, no entanto, encontrou um mundo muito diferente. Sua filha estava morta e o Hulk havia sido banido do planeta Terra.
Sem o amor de sua vida e o seu maior inimigo, Thunderbolt não tinha mais razão para viver e acabou se afundando na bebida. O general, entretanto, foi contatado por vilões que lhe ofereceram uma possibilidade sedutora: o retorno de Betty e a chance de se vingar do Hulk.
Ross aceitou a proposta e passou a trabalhar com M.O.D.O.C., o Líder, e Doc Samson. Os vilões convenceram o militar a participar de um experimento que buscava replicar a criação do gigante esmeralda. Assim, nascia o Hulk Vermelho.
Para evitar suspeitas, Ross forjou sua morte e passou a agir em missões organizadas pela aliança maligna que fazia parte. Em uma delas, matou o Abominável como forma de vingar a morte de sua filha.
A era de vilania foi duradoura e nem mesmo o Hulk original foi capaz de derrotá-lo sem ajuda, mas o reinado de terror de Ross eventualmente chegou ao fim. O general, no entanto, foi perdoado por seus crimes e se tornou uma espécie de anti-herói, tendo até mesmo sido integrado aos Vingadores.
Quais são os poderes do Hulk vermelho?
A super força de Hulk talvez seja o seu poder mais reconhecível e tal habilidade é compartilhada pelas duas versões do personagem. O arsenal das duas monstruosidades é semelhante, mas existem diferenças consideráveis entre as habilidades de ambos.
O Hulk vermelho, por exemplo, pode controlar o momento de sua transformação e não perde sua capacidade cognitiva e sua personalidade ao se transformar na monstruosidade.
Há, no entanto, alguns pontos fracos se comparado à forma original. Enquanto a versão verde aumenta sua força conforme sua raiva cresce, a versão vermelha não acompanha tal progressão de poder.
Com isso, o primeiro Hulk é capaz de superar os poderes de sua contraparte caso fique irritado o suficiente. O que, vamos combinar, não é exatamente difícil.
Abaixo estão outra características de seus poderes:
- Força sobre-humana: poucas criaturas são tão fortes quanto o Hulk vermelho no universo Marvel. De acordo com os quadrinhos, o impacto gerado por um soco da criatura pode ser comparado à força de uma explosão nuclear. A musculatura das pernas da monstruosidade também permite que ela salte grandes distâncias.
- Resistência Sobre-Humana: o gigante escarlate é capaz de aguentar impactos grandiosos e danos que seriam letais para quase todos os seres vivos. A monstruosidade se comporta como um tanque, sendo quase indestrutível.
- Fator de Cura Regenerativo: além de uma enorme resistência, o gigante escarlate também possui a capacidade de regenerar o próprio corpo.
- Emissão de Radiação Gama: a criatura é capaz de emitir um calor sobrenatural do seu corpo, fazendo com que o monstro seja tomado por chamas e queime tudo ao seu redor. De acordo com os quadrinhos, tal calor surge por conta da radiação gama.
- Absorção de Energia: o gigante escarlate consegue absorver energia, especialmente gama.
Leia mais:
- Quais são as diferenças entre o Hulk verde e o vermelho?
- Por que Galactus detesta tanto Thanos?
- Thunderbolts*: 4 maiores diferenças entre os quadrinhos e a versão dos cinemas
Leia mais matérias no ItechNews .