O Snapchat é mais do que somente um aplicativo para publicar fotos e vídeos. A rede social inovou ao introduzir o conceito de “conteúdos temporários”, que desaparecem automaticamente após 24 horas.

A plataforma também se destaca pelos filtros exclusivos que permitem personalizar cada Snap. O recurso conquistou a atenção do público mais jovem, incentivando o compartilhamento de momentos autênticos e do dia a dia de forma mais espontânea.

Vale dizer que a ideia dos Stories, que se popularizou no Instagram, foi inspirada no recurso disponível no Snapchat desde 2013. Lembrando que os conteúdos que expiram após 24 horas chegaram à rede social da Meta apenas em 2016.

Descubra mais sobre o Snapchat, seus recursos do app e a empresa por trás da rede social.

Índice

  • O que é o Snapchat?
    • O que significa Snapchat?
  • Quem é a empresa por trás do Snapchat?
  • Como funciona o Snapchat?
  • Como usar o Snapchat?
    • Quais são os recursos do Snapchat?
  • O Snapchat é gratuito?
  • Qual a relação do Snapchat com o Instagram?

O que é o Snapchat?

O Snapchat é um aplicativo de mídia social, lançado em 2011, que permite compartilhar fotos e vídeos que desaparecem após serem visualizados. O app conquistou a atenção do público jovem, que buscava formas de se expressar de forma mais espontânea e privada.

Um dos atrativos do Snapchat são os filtros que possibilitam que os usuários criem conteúdos criativos e divertidos. Além disso, a ferramenta Stories permite compartilhar sequências de fotos e vídeos que ficam disponíveis no ar por somente 24 horas.

O aplicativo, disponível para celulares Android, iOS e PC, ainda traz outras funções em uma interface intuitiva. Por exemplo, se conectar a amigos, celebridades e influenciadores, envio de mensagens diretas e uma área de descoberta de novos Snaps.

O que significa Snapchat?

Snapchat é a união das palavras snap (que significa algo repentino e o som do obturador de uma câmera fotográfica, em inglês) e chat (conversa ou bate-papo, em inglês). O nome reflete a proposta da rede social de oferecer interações rápidas por meio de imagens que desaparecem em pouco tempo.

Quem é a empresa por trás do Snapchat?

O Snapchat é uma rede social desenvolvida pela Snap Inc, empresa fundada por Evan Spiegel e Bobby Murphy em 2011. A companhia de tecnologia, inicialmente chamada Snapchat Inc, adotou o atual nome a partir de 2016.

Embora seja conhecida como a empresa por trás do Snapchat, a Snap Inc se define como uma marca de câmeras. Conforme a própria descrição da companhia, o objetivo é “reinventar os equipamentos fotográficos e melhorar como as pessoas vivem e se comunicam”.

Além do Snapchat, a Snap Inc detém outras empresas e investe em projetos de tecnologia:

  • Bitmoji: aplicativo para criação de emojis e avatares personalizados;
  • Zenly: app de compartilhamento de localização com amigos e parentes;
  • Spectacles: marca especializada em óculos inteligentes e de realidade aumentada criada a aquisição da Vergence Labs em 2016;
  • Pixy: drone compacto criado para registrar selfies no Snapchat. Lançado em abril de 2022, o produto foi descontinuado apenas quatro meses após a estreia no mercado.

Como funciona o Snapchat?

O Snapchat é uma rede social focada em compartilhar momentos do dia a dia de forma rápida e divertida. É possível usar fotos e vídeos, chamados de Snaps, adicionar filtros e criar conteúdos criativos e personalizados.

Ao contrário de grande parte das redes sociais, os Snaps desaparecem após serem visualizados por outros usuários ou após 24 horas, se adicionados aos Stories. Essa característica transforma o app em um espaço para interações mais espontâneas e autênticas.

Como usar o Snapchat?

Para usar o Snapchat, você precisa ter uma conta grátis vinculada ao seu e-mail ou número de telefone. Assim, é possível acessar a rede social e acompanhar as publicações de amigos, marcas, influenciadores e outros perfis.

Você também pode criar fotos e vídeos curtos, os Snaps, adicionar filtros e compartilhar nos Stories para que a exibição expire após 24 horas. Além disso, é possível explorar os recursos Mapa de Snaps e Holofote para encontrar novos conteúdos.

Quais são os recursos do Snapchat?

O Snapchat oferece uma grande variedade de recursos aos usuários. Conheça os principais:

  • Snaps: fotos ou vídeos enviados diretamente para amigos ou compartilhados no Stories que expiram após a visualização ou depois de 24 horas. A função permite usar filtros e outros elementos de edição;
  • Stories: linha do tempo com os Snaps compartilhados pelos perfis que você segue na rede social;
  • Bitmoji: avatar animado totalmente personalizável que representa os usuários do Snapchat em vez de uma foto de perfil;
  • Holofote: seleção de Stories populares produzidos por outros usuários, marcas e influenciadores;
  • Mapa de Snaps: ferramenta em que os usuários usam Snaps para compartilhar a localização;
  • Geofiltros: filtros especiais baseados na local em que a pessoa realiza os Snaps;
  • Chat: espaço para troca de mensagens de texto, voz e vídeo com outros usuários ou grupos;
  • Snapchat AI: chatbot baseado no ChatGPT incorporado ao espaço Chat, usado para orientar o usuário com uma experiência personalizada;
  • Memórias: recurso que permite que os usuários salvem seus Snaps e Stories para ver ou compartilhar em outro momento, podendo organizar os conteúdos em álbuns.

O Snapchat é gratuito?

Sim, o Snapchat é gratuito para todos os usuários. A versão básica oferece uma ampla gama de recursos, como a possibilidade de enviar fotos e vídeos que expiram após 24 horas, adicionar filtros às imagens e conversas com amigos.

A rede social possui uma assinatura premium chamada Snapchat Plus. O plano pago dá acesso a recursos exclusivos, como maior personalização do app, filtros especiais, ferramentas de métricas e acesso antecipado a novos recursos.

Qual a relação do Snapchat com o Instagram?

O Snapchat foi a rede social pioneira no compartilhamento de conteúdos temporários. Por exemplo, a função Stories, que permite que fotos e vídeos desapareçam após 24 horas, foi lançada pela plataforma em 2013.

Essa característica atraiu a atenção de Mark Zuckerberg, CEO da Meta, que tentou adquirir a Snap Inc em 2013, mas a proposta foi rejeitada. Desde então, o Instagram passou a implementar recursos semelhantes ao Snapchat, como o Instagram Stories em 2016.

A estreia dos Stories no Instagram, por exemplo, gerou um debate sobre a originalidade do recurso. Alguns especialistas acusaram a Meta de “copiar” o Snapchat, outros citam a ideia de que a funcionalidade seria uma forma de validar o sucesso do conceito do rival.

O que é o Snapchat? Saiba como funciona o app que inspirou o Instagram Stories