O Google pode ajudar os usuários a saber se o app que eles estão baixando é uma enorme caca. O site Android Authority descobriu nos códigos da Play Store ferramentas de notificação que dão alguns recados na hora de baixar aplicativos ruins. As mensagens relatam ao usuário se o app tem poucos usuários ativos e com que frequência ele é desinstalado.
Como serão os avisos da Play Store sobre apps ruins?
Segundo o site, serão três tipos de aviso:
- Alta taxa de desinstalação — esse recado leva em conta uma comparação com aplicativos similares. Provavelmente a rapidez entre instalar e desinstalar será levada em conta nessa métrica, visto que é um indicativo do app não atender a expectativa prometida na sua descrição.
- Informação limitada sobre os usuários — pode parecer bom que o Google não saiba como você usa determinados apps. Porém, isso acaba sendo um risco para o usuário. Afinal, o app pode ser ruim, uma propaganda enganosa ou um golpe. Não saber o comportamento do usuário pode prejudicar a experiência na Play Store, o que afetaria a imagem da loja.
- Poucos usuários ativos — aqui o Google vai informar que, quando comparado com outros aplicativos, o app tem um número baixo de usuários ativos. Essa métrica pode ajudar a entender se o aplicativo não está agradando os usuários.
Obviamente, algumas dessas mensagens podem ignorar aplicativos de nicho. Em outros casos, o usuário pode baixar um app para um momento específico e isso vai prejudicar aplicativos sérios. Por exemplo, alguns serviços de seguro de veículos exigem que o cliente tire fotos do carro usando um aplicativo que mostra a data e horário em que elas foram feitas. Não há motivo para mantê-lo no celular.
Uma vantagem dessas notificações, caso o Google as libere no futuro, é que elas podem ajudar o usuário a economizar dados de internet. Em alguns casos, você pode estar apenas com a internet móvel e precisa baixar um app. Receber um dos três avisos do tipo pode evitar que o usuário se decepcione e gaste parte da franquia de dados com algo errado.
Com informações: Android Authority e Android Police
Google prepara recados na Play Store para avisar sobre apps ruins