Microsoft Edge Game Assist. Esse é o nome de um assistente integrado ao Edge que a Microsoft liberou para testes recentemente e que promete te ajudar a avançar nos jogos que você roda no Windows 11. A novidade funciona como uma espécie de widget que fica acessível na parte superior da tela do game.

O Game Assist acompanha o andamento do jogo para oferecer, em tempo real, links com dicas ou guias que podem te ajudar a passar por uma fase complicada, enfrentar um inimigo difícil ou encontrar a saída de uma área complexa, por exemplo.

As orientações são exibidas diretamente no widget, que pode ser expandido, mas sempre fica flutuando sobre o jogo, de modo que o usuário não precisa sair dele para encontrar a orientação de que precisa. E é justamente esse aspecto que torna o Microsoft Edge Game Assist potencialmente útil.

As instruções podem vir de páginas web mantidas por sites especializados ou de vídeos no YouTube, por exemplo, mas sempre não mostradas dentro do widget. Além de exibir informações sobre o jogo em execução, o Game Assist também oferece atalhos para serviços como Twitch, Teams e Spotify.

Quais jogos são compatíveis?

No momento, o Microsoft Edge Game Assist está disponível somente com um recurso beta para Windows 11. Por conta disso, é preciso instalar a versão beta do Microsoft Edge 132 e configurá-lo como navegador padrão do sistema operacional.

Depois, é necessário ir nas configurações do browser e buscar pela opção “Game Assist” para instalar o recurso. Por ora, a novidade funciona somente em inglês.

Também é necessário considerar que o assistente só é compatível com alguns poucos jogos nesta fase. Estes são os títulos compatíveis que já foram confirmados pela Microsoft:

  • Baldur’s Gate 3
  • Diablo IV
  • Fortnite
  • Hellblade II: Senua’s Saga
  • League of Legends
  • Minecraft
  • Overwatch 2
  • Roblox
  • Valorant

Outros títulos serão incluídos na lista com o passar do tempo, explica a Microsoft.

Ainda não há informação sobre liberação do Microsoft Edge Game Assist como um recurso oficial, muito menos sobre sua compatibilidade com idiomas diferentes do inglês. Mas, como a novidade pode ser realmente útil nos momentos em que empacamos em um jogo, torço para que o lançamento global não demore.

Talvez não demore, mesmo. Para a Microsoft, essa é uma forma de aumentar a participação do Edge no mercado, afinal, o Game Assist é baseado no navegador. A própria companhia justificou a iniciativa dizendo que 40% dos jogadores de PCs buscam por dicas e guias para avançar em um game.

Microsoft testa modo que transforma Edge em assistente de jogos