Por meio de comunicado oficial, a Anatel confirmou que o espectro de 3,5 GHz está liberado para todas as cidades brasileiras. Na prática, isso viabiliza a implementação da tecnologia 5G standalone em todo o país, com mais velocidade de conexão móvel por meio de uma rede “pura”.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Brasil fecha acordo com empresa de satélites concorrente de Elon Musk
  • Anatel obriga operadora investir R$ 15,8 mi em áreas indígenas

Contudo, o avanço não significa que a tecnologia será imediatamente implementada em todas as cidades. Afinal, isso ainda depende da movimentação das operadoras dentro de seus planejamentos.

A liberação da faixa de 3,5 GHz é parte das obrigações definidas no Leilão do 5G, ocorrido no ano de 2021. Ele determina que as principais prestadoras do país — Claro, Tim e Vivo — estavam responsáveis por criar uma entidade que atua na limpeza dessa frequência.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Faixa de 3,5 GHz foi liberada com antecedência

O processo foi finalizado com 14 meses de antecedência em comparação com o cronograma tradicional, segundo o que afirmou a Anatel.

Mesmo com liberação, implementação do 5G ainda depende da iniciativa das operadoras (Imagem: Pixabay)

A conclusão do processo foi feita por meio de reunião feita nesta terça-feira (26), em que 190 municípios restantes na Bahia receberam a autorização para a limpeza do 3,5 GHz. Nestas localidades, a faixa do 5G será liberada a partir da próxima segunda-feira (02).

De acordo com Vinicius Caram, presidente do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (GAISPI) e conselheiro da Anatel, a antecedência reflete a intenção de levar a tecnologia 5G standalone com a maior agilidade possível:

“A conclusão desta obrigação editalícia com 14 meses de antecedência reflete o sucesso do modelo de implementação de política pública e o comprometimento de todos os agentes em atuar com eficiência e celeridade para levar o 5G o mais rapidamente possível para a população brasileira”

Segundo a agência, já são 770 municípios com 5G em funcionamento, que abrange 35 milhões de pessoas — ou seja, algo em torno de 16,5% da população brasileira. A velocidade média das conexões ultrapassa 300 Mbps.

Programa Siga Antenado instala parabólicas digitais

Antes de ser “limpa”, a faixa do 5G era utilizada por antenas parabólicas para recepção de serviços de satélites e radiodifusão. Essa demanda é atendida pelo programa Siga Antenado, que instala parabólicas digitais para famílias beneficiárias de Programas Sociais do Governo Federal.

No total, mais de 4,3 milhões de kits foram instalados em diferentes regiões do Brasil. É possível verificar a disponibilidade da instalação, mediante cadastro no CadÚnico, por meio do site sigaantenado.com.br ou pelo número 0800-729-2404.

Leia mais matérias no ItechNews .