O chefe de desenvolvimento independente da PlayStation, Shuhei Yoshida, anunciou sua aposentadoria após três décadas trabalhando para a divisão de games da Sony. Ele foi o responsável por grandes sucessos que alavancaram a plataforma nos anos 1990 e depois foi promovido para chefiar os estúdios nas gerações seguintes do videogame.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Dino Crisis agora está à venda para todos jogadores de PlayStation
- Melhores jogos para comprar na Black Friday 2024: 10 títulos em promoção
No PlayStation Blog, Yoshida afirmou que se afastará de suas funções em janeiro de 2025. Já nas redes sociais, revelou que permanecerá trabalhando com jogos, mas não explicou que tipo de projeto vai tocar após sua saída da companhia.
“Sim, tenho um anúncio a fazer. Estarei deixando a Sony Interactive Entertainment em 15 de janeiro de 2025. É como anunciar a data de lançamento de um novo jogo, algo que não tenho feito há muito tempo”, brincou o executivo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Shuhei Yoshida também aproveitou o post de despedida para relembrar seus primeiros anos na PlayStation, quando seu papel era de convencer os produtores e estúdios a criarem jogos para o primeiro console da Sony. Depois de trabalhar diretamente em títulos como Crash Bandicoot: Warped e Legend of Dragoon, ele assumiu um papel de liderança no grupo de negócios da companhia.
Não demorou muito tempo para ser promovido a presidente dos estúdios Sony Computer Entertainment Worldwide, acompanhando o progresso da indústria e de sua própria plataforma nas últimas três décadas.
Lembranças de Shuhei Yoshida
Shuhei Yoshida também relembrou o ponto mais alto de sua carreira, quando Journey recebeu o prêmio de “Jogo do Ano” em 2012.
“Aquele jogo ganhou o Jogo do Ano contra todos aqueles títulos AAA, eu acho que foi a primeira vez que vi isso na indústria. O criador Jenova Chen fez um discurso e falou sobre uma carta que recebeu de uma garota que perdeu seu pai e ela pensou nele enquanto jogava, podendo seguir em frente com a sua vida”, revelou Yoshida.
Para o executivo, esse foi um dos ápices de sua carreira e ele se recorda inclusive da reação da plateia – algo que marcou sua vida dali em diante.
“Todos se levantaram e todo o salão estava preenchido de alegria e um incrível sentimento de que um jogo pequeno poderia ter um impacto tão grande na vida das pessoas”.
A saída de Shuhei Yoshida da presidência dos estúdios globais da Sony ocorreu em 2019, dando lugar a Hermen Hulst. Sua saída da PlayStation ocorre pouco depois da aposentadoria de Jim Ryan, ex-CEO da Sony Interactive Entertainment.
Além de todas essas conquistas, é importante ressaltar que Shuhei Yoshida é um dos protagonistas do icônico vídeo da PlayStation na E3 2013, quando a Sony mostrou como se compartilhava jogos no PS4, em resposta às declarações da Microsoft sobre o Xbox One.
Apesar de estar se despedindo, Yoshida afirma que sente muita gratidão por toda a equipe e liderança que fizeram parte da sua história nos últimos 30 anos.
“Estive na PlayStation desde o começo e esse é meu 31º ano. Quando completei os 30 anos de empresa, pensei que seria hora de seguir em frente. Sabe, a companhia está ótima. Eu amo o PS5, os jogos que estão chegando na plataforma. E temos uma nova geração de lideranças, que eu respeito e admiro. Estou muito empolgado pelo futuro da marca”.
Leia outras matérias do :
- está no Top 3 do Prêmio iBest 2024; veja como votar
- Intel e Tencent Games se unem para lançar novo console portátil
- Chip da GeForce RTX 5090 será 22% maior do que o da RTX 4090
Leia mais matérias no ItechNews .