Comer bem, fazer atividades físicas e beber pelo menos dois litros e água são os fundamentos de uma vida saudável. Agora, uma nova pesquisa destaca a relevância de se manter hidratado, apontando que até cinco questões de saúde podem ser prevenidas e revertidas. Abaixo, veja quais são elas e quanta água é preciso beber.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Air fryer é o método de cozimento menos poluente, aponta estudo
  • Maior do mundo: esmeralda levada do Brasil para os EUA pode ser repatriada

O estudo, realizado na Universidade da Califórnia e publicado neste mês de novembro, se baseou em uma análise sistemática das evidências disponíveis.

Os pesquisadores chegaram, então, à conclusão de que cinco problemas de saúde foram atenuados mediante a maior ingestão de água, apresentando “um benefício estatisticamente significativo”. Uma hidratação melhor proporcionou:


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

  1. Maior perda de peso;
  2. Prevenção de pedras nos rins (cálculos renais);
  3. Prevenção de enxaquecas;
  4. Prevenção de infecções do trato urinário; e
  5. Regulação da pressão arterial.

“Até onde sabemos, este é o primeiro estudo que avalia os benefícios do consumo de água em resultados clínicos de forma ampla”, afirmou em comunicado à imprensa Benjamin Breyer, autor sênior do estudo.

Aumentar a ingestão de água ajuda a evitar enxaqueca, pressão alta, obesidade, infecções e cálculos renais (Imagem: Congerdesign/Pixabay)

Quanta água devo beber?

Se o objetivo é perder peso, beber seis copos de água (aproximadamente 200 ml por copo) ajudou adultos a perder peso. Além disso, o estudo recomenda beber água antes das refeições, considerando essa “uma intervenção simples e barata que poderia trazer enormes benefícios, dada a crescente prevalência da obesidade”. Muitas vezes, a sede é confundida com a fome e a falta de hidratação faz o indivíduo se alimentar além do necessário.

Para evitar pedras nos rins, a ingestão de água deve ficar na casa dos oito copos, totalizando dois litros diários.

Já os adultos com dores de cabeça recorrentes e enxaqueca se beneficiaram da hidratação intensa após cerca de três meses tomando mais água (o estudo não especifica o quanto).

Entre mulheres que apresentavam infecções recorrentes do trato urinário, beber seis copos a mais do que o se costuma beber diariamente reduziu o número de infecções e aumentou o tempo entre elas.

Para os jovens adultos que sofrem com pressão arterial baixa, beber mais água (o estudo não especifica o quanto) ajuda a mantê-la em níveis mais estáveis.

Leia também:

  • Mensagem em garrafa enviada do Brasil chega à Austrália 16 anos depois
  • Pensando demais no que você disse? É o seu “cérebro de lagarto” falando
  • Covid grave ajuda a combater tumores, revela pesquisa com camundongos

VÍDEO: À prova d’água de verdade? Existe uma forma segura de entrar no mar com o celular?

 

Leia mais matérias no ItechNews .