Dois grandes vilões: químicos eternos e microplásticos. O que acontece quando se juntam? Essa foi a pergunta que serviu como ponto de partida de um novo estudo da University of Birmingham, no Reino Unido. O resultado é um dano 41% maior do que quando estão separados. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • O que são “produtos químicos eternos”, presentes em utensílios domésticos?
  • O que são microplásticos, ftalatos, PFAS e BPA?

O artigo publicado na revista Environmental Pollution colocou pulgas-d’água (Daphnia magna) para serem expostas a esses poluentes, tanto separadamente quanto misturados.

Esses animais são frequentemente usados para monitorar os níveis de poluição porque são altamente sensíveis a produtos químicos, o que torna ideais para determinar limites químicos seguros no ambiente.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Então as pulgas-dágua foram divididas em dois grupos: um que nunca havia sido exposto a produtos químicos e outro que havia passado por poluição química no passado. Mas os dois grupos foram expostos a uma mistura de microplásticos e dois produtos químicos PFAS.

A equipe mostrou que PFAS e microplásticos juntos causaram efeitos tóxicos mais severos do que cada produto químico sozinho.

Efeitos de PFAS e microplásticos juntos

Os piores efeitos de PFAS e microplásticos juntos, segundo o estudo, foram:

  • Falhas de desenvolvimento
  • Maturidade sexual tardia
  • Crescimento atrofiado
  • Menos descendentes

Os efeitos foram ainda mais severos nas pulgas historicamente expostas a poluentes.

Efeitos de PFAS e microplásticos são maiores quando estão juntos (Imagem: Orsini et al, 2024/Environmental Pollution)

“Compreender os efeitos crônicos e de longo prazo das misturas químicas é crucial, especialmente quando se considera que exposições anteriores a outros produtos químicos e ameaças ambientais podem enfraquecer a capacidade dos organismos de tolerar novas poluições químicas”, diz Luisa Orsini, autora do estudo.

“Nossa pesquisa abre caminho para estudos futuros sobre como os produtos químicos PFAS afetam a função genética, fornecendo descobertas cruciais sobre seus impactos biológicos de longo prazo”, completa a autora.

Danos dos microplásticos

Os microplásticos são encontrados em várias partes do organismo, para a preocupação dos especialistas: acumulam no cérebro, estão presentes em artérias obstruídas por gordura e até no coração humano.

Danos dos químicos eternos

Enquanto isso, os produtos químicos eternos aceleram progressão do câncer colorretal. Estudos também mostram que a presença de químicos eternos no sangue prejudica o sono. 

Leia também:

  • Microplásticos estão afetando o clima da Terra, diz pesquisa
  • Método brasileiro extrai micro e nanoplásticos da água de forma eficiente
  • Nem a floresta amazônica está livre de produtos químicos eternos

VÍDEO | POR QUE DEVEMOS RECICLAR O LIXO ELETRÔNICO?

 

Leia mais matérias no ItechNews .