A Apple pode liberar a compatibilidade do Vision Pro com controles do PlayStation VR, usado para jogos em realidade virtual no console da Sony. A informação foi revelada pelo jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, especialista na cobertura da big tech americana, que diz que a negociação entre as empresas começou no início do ano. Com essa compatibilidade, o Vision Pro ganharia mais apelo com o público gamer.
Lançado em fevereiro, o Apple Vision Pro marca a estreia da Apple no mercado de óculos de realidade virtual. Porém, ainda que tenha ótimos hardwares, o headset VR da big tech não é atrativo para os gamers, visto que falta compatibilidade nativa para ser usado no PC e não possui joysticks VR — você pode usar os controles do PlayStation 5 e Xbox Series S/X.
Por que a Apple e a Sony buscam uma parceria?
O mercado de óculos de realidade virtual já é naturalmente nichado e tem nos games o seu maior atrativo. Com Apple e Sony se unindo, as duas empresas podem alavancar as vendas de seus produtos: a big tech vende mais headsets; a Sony o controle do PSVR e seus jogos.
Essa falta de suporte do Vision Pro com a indústria de games (uma escolha de desenvolvimento da Apple) é um dos pontos negativos do produto — é como se você tivesse o melhor carro da Fórmula 1, mas não tivesse uma pista de corrida para usá-lo. O problema é que, como dito anteriormente, jogos são o principal atrativo para os headsets VR.
Uma das diversões de um headset VR é jogar algo que tenha movimento de mãos e corpo, como um game de boxe. É aqui que entraria a compatibilidade com o controle do PlayStation VR 2.
Segundo Gurman, a Apple também está em contato com desenvolvedores para saber se eles incluíram o suporte para o controle VR do PlayStation em seus jogos. Além de games, a expectativa é que esses controles auxiliem em outras tarefas, como apps de edição de vídeo. O Vision Pro só possui gestos com a mão e eles não são tão precisos para essas tarefas.
O jornalista afirma que o plano da Apple e da Sony era anunciar a novidade algumas semanas atrás. Não há motivo sobre o que levou as empresas a adiarem o anúncio. É provável que isso esteja relacionado ao fato dos controles VR da Sony serem vendidos com o seu headset VR.
Assim, a japonesa precisaria alterar a linha de produção dos controles. Gurman também relata que os controles VR da Sony serão vendidos nas Apple Store e site da big tech.
Com informações: Bloomberg e TechCrunch
Apple Vision Pro pode se tornar compatível com joystick do PlayStation VR