Entre as festas do natal e do ano novo, grande parte das cidades brasileiras enfrenta uma temporada de chuvas intensas. Para ser preciso, 13 estados estão sob alerta laranja de “perigo” por causa das chuvas intensas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
- Clique e siga o no WhatsApp
- O que quer dizer a porcentagem de chance de chuva na previsão do tempo?
- Verão 2025 será marcado por chuvas e calor, aponta Inmet
No Brasil, as precipitações intensas — que devem ir até pelo menos a próxima segunda-feira (30) em algumas localidades — estão relacionadas à formação de um sistema conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
A ZCAS se forma quando o ar quente e úmido da região da Amazônia se choca com as massas de ar mais frias vindas do Sul, o que gera uma grande faixa de nebulosidade e de chuvas que se estendem por grande parte do território brasileiro.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Nas regiões sob alerta laranja por causa da ZCAS, como São Paulo, o Inmet prevê ventos intensos (que variam de 60 a 100 km/h), possíveis cortes de energia elétrica, alagamentos (e de doenças), riscos de descargas elétricas e chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia.
Alerta laranja de chuvas intensas
A seguir, veja os estados que receberam alerta laranja para chuvas intensas, segundo painel do Inmet:
- Amazonas;
- Maranhão;
- Minas Gerais;
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- Rondônia;
- São Paulo;
- Bahia;
- Mato Grosso;
- Pará;
- Goiás;
- Mato Grosso do Sul;
- Tocantins.
Fora da zona laranja, outros estados também podem registrar precipitações em menor escala, segundo o Inmet. Isso porque foram emitidos dois alertas amarelos de “potencial perigo”.
Chuvas em São Paulo
No caso de São Paulo, as fortes chuvas devem prevalecer até pelo menos sexta-feira (27) e, em alguns cenários, permancem na próxima semana. Na capital, o temporal desta madrugada (26), causou a quedas de grandes árvores e alagamentos em diferentes bairros. Inclusive, há relatos de imóveis que ficaram sem luz elétrica por causa de problemas com a rede.
Entre as regiões que serão mais afetadas nas próximas 24 horas pelas fortes chuvas, estão:
- Região centro-norte, com Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Araraquara, Piracicaba e Bauru;
- Região nordeste, com Campinas, Vale do Paraíba, Mogiana;
- Região Metropolitana da Capital, incluindo São Paulo e grande ABC.
“Nas demais mesorregiões paulistas, o tempo também será com pancadas de chuva e trovoadas ocasionais, com a chegada de novas áreas de baixa pressão vindas do sul do país, associadas a um distante ciclone extratropical ao largo da costa do Rio Grande do Sul”, afirma o Inmet.
Leia mais:
- Ilha das Cobras: conheça a ilha brasileira dominada por serpentes
- Aquecimento global aumenta à medida que nuvens diminuem
- Físicos quânticos encontraram evidências de “tempo negativo”?
VÍDEO: Dá para sentir o cheiro da chuva antes dela começar?
Leia mais matérias no ItechNews .