Uma dúvida que sempre vem à mente de quem ainda tem medo de comprar um carro elétrico, e até mesmo de alguns proprietários que já enveredaram por um “caminho mais verde”, é associada ao uso do veículo em determinadas situações, como na chuva.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Saiba quais são os problemas mais comuns dos carros elétricos
- Cientistas criam bateria anti-incêndio para carros elétricos
Afinal de contas, sair com o carro elétrico na chuva ou, então, recarregar as baterias em um Wallbox instalado em uma garagem aberta, sem “proteção”, com esse tipo de clima, pode dar choque ou expor o usuário a algum tipo de risco por eventuais descargas elétricas?
A resposta simples e direta é uma só: NÃO. Esse é apenas um entre muitos mitos sobre carros elétricos que não fazem sentido algum, mas muita gente, por ingenuidade ou desconhecimento, continua tratando como verdade absoluta.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
As razões pelas quais o carro elétrico não dá choque na chuva são fáceis de explicar, e têm na engenharia envolvida na fabricação desse tipo de veículo a chave para garantir a segurança dos usuários, mesmo quando exposto às intempéries. Quer entender melhor? O CT Auto explica.
Proteção IP67 e IP68
Quatro letrinhas e quatro números bastam para explicar o porquê carro elétrico não dá choque na chuva, mesmo se estiver conectado a um carregador de parede: IP67 e IP68.
Eles se referem ao nível de proteção contra água e poeira certificada pela Comissão Eletrotécnica Internacional. IP67 assegura que os carros têm vedação para encarar até 1 metro de água, enquanto o IP68 indica resistência a até 3 metros de imersão por alguns instantes.
Além disso, todos os componentes de um carro elétrico são isolados da cabine e cobertos por materiais pintados em laranja fluorescente, justamente para destacá-los em meio aos outros componentes.
É por conta disso, aliás, que também não há risco de choque elétrico ao enfrentar uma enchente — desde que respeitados os limites de segurança, válidos para qualquer outro tipo de veículo.
Recarga na chuva
O único senão a respeito de efetuar a recarga elétrica em um Wallbox ao ar livre não diz respeito à possibilidade de levar choque por conta da água ou da chuva em si, mas sim aos cuidados que o proprietário precisa ter na hora de instalar o equipamento.
Em entrevista recente ao CT Auto, Thiago Castilha, sócio-diretor da E-wolf Carregadores, deu o recado: “Fuja do Zé Faísca”.
“Assim como quando a gente tem um problema no coração vai a um cardiologista, e não ao veterinário, no caso da instalação o importante é sempre procurar empresas homologadas, capacitadas e que sigam as normas especificadas na ABNT 1719. Não faz sentido você ter um veículo de R$ 150 mil, R$ 300 mil e economizar na parte mais vital, que é a recarga”.
E aí, canaltechers: entenderam o porquê é mito a história de que carro elétrico dá choque? Comente conosco em nossas redes sociais.
Leia mais:
- Carros elétricos | Quais são os tipos de conectores?
- Como instalar um wallbox para carros elétricos em condomínio?
Leia mais matérias no ItechNews .