Os SUVs conquistaram o coração dos consumidores brasileiros por transmitirem uma sensação de robustez e segurança ao dirigir. O lado ruim da popularização é que eles também passaram a ser mais visados pelos bandidos, especialmente nas grandes cidades.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Os 5 carros mais roubados e furtados de 2024
- Seguro do carro: 5 atitudes que causam perda de cobertura
- Qual é a diferença entre seguro automotivo e proteção veicular?
Um levantamento da Ituran Brasil, com base em informações passadas pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), revelou que a capital paulista registrou um aumento de 7% nos casos de roubo e furto de SUVs entre janeiro e outubro de 2024 em relação ao mesmo período de 2023.
Segundo o relatório, o número de ocorrências subiu de 4.857 para 5.521, e representou 74% dos casos registrados em toda a Região Metropolinana de São Paulo. Outro número preocupante é que a região concentra 83,3% das ocorrências de roubo e furto em todo o estado.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“Percebemos que os SUVs com até 2 anos de fabricação são os mais visados, especialmente para furtos. No caso do modelo Kicks, por exemplo, a proporção de furtos aumentou de 25% para 59%. Além disso, SUVs fabricados há até 2 anos apresentaram um crescimento de 67% nos registros de ocorrências”, explicou Fernando Correia, gerente de operações da Ituran Brasil.
ABC e Guarulhos são exceções
Embora os índices de roubos e furtos de SUVs tenha crescido assustadoramente na capital paulista e em toda a região metropoloitana de São Paulo, três municípios apresentaram redução nas ocorrências.
As exceções ficam por conta de São Bernardo do Campo, Santo André e Guarulhos, que registraram quedas de 38%, 27% e 7%, respectivamente, nos índices para esse tipo de crime específico.
Os 10 SUVs mais roubados em SP
- Jeep Renegade: 1.035 (alta de 25%)
- Jeep Compass: 611 (redução de 14%)
- Ford Ecosport: 581 (redução de 18%)
- Nissan Kicks: 535 (alta de 39%)
- Honda HR-V: 453 (alta de 4%)
- Hyundai Tucson: 333 (redução de 8%)
- Hyundai Creta: 332 (redução de 32%)
- Volkswagen T-Cross: 289 (redução de 14%)
- Renault Duster: 199 (redução de 27%)
- Chevrolet Tracker: 173 (redução de 31%)
Leia também:
- 5 carros que saíram de linha no Brasil em 2024
- Qual o prazo para trocar a placa cinza do carro pela padrão Mercosul?
- Veja como fazer o licenciamento antecipado de veículos em 2025
Leia mais matérias no ItechNews .