A hora de pagar o IPVA chegou e, com ela, um alerta importante para não ficar no prejuízo: atenção para não cair nos diversos tipos de golpe que visam se apropriar do dinheiro do imposto com falsas promoções ou clones de sites oficiais.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Como saber quanto custa o IPVA de um carro usado?
- IPVA 2025: saiba quais carros não pagam imposto e entenda regras de isenção
De acordo com reportagem da Folha de S.Paulo, a Kaspersky, empresa especializada em segurança cibernética, identificou pelo menos 15 domínios diferentes criados por criminosos para enviar mensagens de SMS e direcionar os contribuintes para sites falsos e, assim, se apropriar indevidamente do pagamento do IPVA, que começou nessa segunda (13), para veículos registrados em São Paulo.
Ouvido pela reportagem da Folha, Fabio Assolini, diretor da Kaspersky, elencou quais as 5 principais dicas para não cair no golpe do IPVA, e rotulou as novas artimanhas dos bandidos como “as mais agressivas” já vistas.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Segundo Assolini, os sites falsos têm, na maior parte das vezes, domínios “.org”, justamente para passar uma falsa impressão de segurança ao usuário. A semelhança com as páginas oficiais também estão cada vez maiores, o que requer ainda mais atenção para não ser enganado.
Ver essa foto no Instagram
5 dicas para não cair no golpe do IPVA
A “missão” de ludibriar o contribuinte e, assim, se apropriar do dinheiro que seria usado para o pagamento do IPVA normalmente começa com o envio de uma mensagem, que pode ser via SMS ou e-mail.
Nela, os bandidos utilizam iscas chamativas, como a promessa de descontos de quase 50% para a quitação do imposto, desde que seja feito por meio de um link que é enviado junto à mensagem.
Ao clicar nesse link, o usuário acaba cedendo uma série de informações, tanto do veículo quanto pessoais, e fica ainda mais exposto a outros golpes.
Confira as dicas para não cair no golpe:
- Desconfie de descontos muito altos ou ofertas vantajosas demais;
- Confira atentamente os links antes de clicar neles;
- Não forneça informações pessoais em sites desconhecidos ou suspeitos;
- Confirme sempre as informações em sites oficiais;
- Mantenha seu antivírus atualizado
Leia também:
- Como consultar o IPVA de um carro?
- Porsche híbrido é o carro com o maior IPVA em SP para 2025
- Como saber quanto custa o IPVA de um carro usado?
Leia mais matérias no ItechNews .