Entre todos os upscalers disponíveis para games, o NVIDIA DLSS é o que apresenta o melhor resultado em jogos. Baseado em uma rede neural, a qualidade desse auxílio a nível de software para games acontece por conta de milhares de GPUs poderosas do Time Verde, realizando o treinamento e aprimoramento das imagens sem parar.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • GeForce RTX 5070 realmente tem o desempenho da 4090? Entenda
  • GeForce RTX 50 | 6 grandes diferenças em relação às GeForce RTX 40

 

Essa é uma informação divulgada pela própria NVIDIA, em um evento fechado durante a CES 2025. O PC Gamer acompanhou a apresentação de Brian Catanzaro, vice-presidente de pesquisa aplicada em deep learning da empresa, e nos trouxe os detalhes sobre o sucesso do DLSS.

“Como fomos capazes de progredir com o DLSS com os anos?”, indaga Catanzaro. “Tem sido seis anos de um processo de aprendizado contínuo para nós”. Ele contínua:


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Na verdade, nós temos um supercomputador grande na NVIDIA, com muitas milhares de nossas GPUs mais fortes e recentes, que trabalham 24/7, 365 dias por ano melhorando o DLSS. Ele tem feito isso por seis anos”.

Treinamento do DLSS é feito pelas melhores GPUs da NVIDIA (Imagem: NVIDIA/Divulgação)

Ou seja, a NVIDIA tem usado todo seu potencial, com as GPUs mais rápidas para IA disponíveis no mercado, e sua expertise no assunto para entregar o melhor upscaler disponível em games.

NVIDIA em busca de falhas para melhorar o DLSS

O executivo explica ainda que o processo consiste, principalmente, em análise de falhas. Essas falhas no DLSS podem ser vistas como efeitos ghosting, tremidas na tela e borrões. “Nós encontramos falhas em muitos jogos em que procuramos e tentamos entender o que está acontecendo, o motivo da escolha errada sobre como desenhar a imagem pelo modelo”, disse.

“Em seguida, encontramos maneiras de aumentar nosso conjunto de dados de treinamento. Nossos conjuntos de dados de treinamento estão sempre crescendo. Estamos compilando exemplos de como são os bons gráficos e os problemas difíceis que o DLSS precisa resolver”.

Depois desse processo, todos esses dados são inseridos no treinamento do modelo, que passa por diversos treinos e testes em centenas de jogos para entender como melhorar ainda mais o DLSS.

Com o DLSS 4, anunciado junto com as GeForce RTX 50, a NVIDIA revelou ainda a nova tecnologia de geração de múltiplos quadros, algo que promete elevar consideravelmente o desempenho através de IA, recurso exclusivo das GPUs Blackwell.

Veja mais do CTUP:

  • GeForce RTX 50: NVIDIA explica como funciona novo design Founders Edition
  • GPUs Radeon RX 9000 ainda serão anunciadas pela AMD no “futuro próximo”
  • NVIDIA revela que GPUs GeForce RTX 50 são até 30% melhores que RTX 40 sem DLSS 4

Leia mais matérias no ItechNews .