Em 2024, uma discussão sobre a quantidade de memória de vídeo em novos jogos para PCs se intensificou e ela ainda é debatida. Títulos AAA, aqueles mais pesados para o hardware, tem exigido cada vez mais da GPU e da VRAM. Testes do PC Games Hardware mostram que 8 GB de memória já não é suficiente em grandes jogos, mesmo rodando em 1080p.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Quais são as diferenças entre placas de vídeo NVIDIA e AMD?
  • RTX 4060 vs RTX 3060 | Qual é a melhor GPU para jogar em Full HD?

O PCGH usou diferentes placas de vídeo, mas focou nas Radeon RX 7600 e RX 7600 XT, onde a maior diferença fica por conta da quantidade de memória: 8 GB e 16 GB, respectivamente. A bancada conta com um Ryzen 7 9800X3D, o rei dos jogos, além de 32 GB DDR5-6400

O modelo com mais VRAM conta clock de GPU um pouco maior, mas as outras configurações são as mesmas, incluindo a velocidade das memórias. Isso faz com que o peso no comparativo realmente fique sobre a VRAM.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Os testes envolvem diferentes resoluções, mas vamos focar em FullHD que, segundo o Steam, ainda é a resolução mais usada pelo PC gamer em geral. Os jogos foram testados em sua qualidade gráfica máxima sem upscaling, mas com e sem ray tracing em testes separados.

Grandes quantidades de VRAM só são encontradas em placas de vídeo entusiastas (Imagem: AMD/Divulgação)

8 GB vs. 16 GB em rasterização

Vamos primeiro abordar alguns jogos isoladamente para analisarmos caso a caso. Começando com Horizon Forbidden West, jogo que mostrou uma das maiores diferenças. A RX 7600 XT com seus 16 GB entregou 51,3 FPS médio, contra 28,7 FPS da versão com 8 GB, fora as mínimas que ficaram em 45 e 18 FPS, respectivamente. Uma grande diferença.

Stalker 2: Heart of Chornobyl também foi outro título que apresentou diferença média de quase 30 FPS a favor do modelo de 16 GB em FullHD. Já em Forza Horizon 5, essa diferença cai para 20 FPS. Por último, em Dragon Age: The Veilguard, a Radeon RX 7600 XT entrega cerca de 10 FPS médio a mais, mas a GPU é incapaz de alcançar 30 FPS, cerca de 10 FPS a mais que a versão com 8 GB.

A diferença entre as GPUs de 8 GB e 16 GB em rasterização é bem pequena (Imagem: PC Games Hardware)

As maiores diferenças acabam aí entre os jogos escolhidos pelo PCGH. O restante dos jogos, como Alan Wake 2, Assassin’s Creed Mirage, Baldur’s Gate 3, Call of Duty: Black Ops 6, Ghost of Tsushima, Hellblade 2 e Final Fantasy XVI apresentam um empate técnico, com diferenças que nem chegam a 5 FPS.

Esses dados nos mostram que onde existe a maior diferença de desempenho, o problema é a limitação de memória de vídeo. Em geral, considerando os 20 jogos rodando em 1080p, sem upscaling e ray tracing, a RX 7600 XT entrega menos de 4 FPS a mais que a versão de 8 GB.

8 GB vs 16 GB com ray tracing

Considerando jogos com ray tracing, temos alguns casos curiosos. Em Cyberpunk 2077, onde a diferença em rasterização foi pouco acima de 5 FPS, a coisa muda de figura, já que a GPU com 16 GB entrega média de 27,8 FPS, enquanto a GPU com 8 GB chega a 15,7 FPS. Isso é um claro indício da necessidade de mais memória de vídeo nesse jogo com ray tracing.

Outra diferença considerável acontece em F1 24, onde a diferença é de 27 FPS. Em Ratchet and Clank: Rift Apart, essa diferença cai para 21 FPS e cerca de 15 FPS em Indiana Jones and the Great Circle. Em outros títulos como The Witcher 3, Dying Light 2 e Alan Wake 2, a diferença fica entre 5 e 10 FPS.

Ray tracing exige mais da memória de vídeo das GPUs (Imagem: PC Games Hardware)

Nesse cenário, em jogos rodando em FullHD, no máximo e com ray tracing, a RX 7600 XT e seus 16 GB entregam diferença média de 8 FPS.

As tabelas abaixo mostram como fica a diferença entre a RX 7600 de 8 GB e sua versão XT de 16 GB, jogo a jogo, em rasterização e ray tracing.

No site do PCGH, existem ainda prints feitos com os diferentes jogos testados com a placa de 8 GB, apresentando texturas quebras e mensagens de falta de memória de vídeo.

Radeon RX 7600 8 GB vs. RX 7600 XT 16 GB ray tracing
Diferença média de jogo a jogo com ray tracing entre as placas com 8 GB e 16 GB (PC Games Hardware)
Radeon RX 7600 8 GB vs. RX 7600 XT 16 GB rasterização
Diferença média de jogo a jogo em rasterização entre as placas com 8 GB e 16 GB (PC Games Hardware)

As placas de vídeo de 8 GB realmente estão ameaçadas?

Ainda é cedo para responder a essa pergunta. Vimos casos em que jogos realmente pesados, como Alan Wake 2, não acontece muita diferença entre as GPUs com quantidades de VRAM diferentes.

Além disso, os jogos aqui foram testados no máximo por motivos de comparação, mas é sempre possível reduzir preset gráfico, principalmente texturas e sombras, para diminuir o uso de memória. E o PC Gamer ainda pode contar com upscaling para amenizar a situação.

Mas é bom ter em mente que a indústria caminha para exigir mais e mais do hardware do PC como um todo e, consequentemente, da VRAM também. Existem técnicas de compressão de dados para usar menos memória de vídeo, como o DLSS 4 promete fazer agora, além de otimizações específicas por parte dos desenvolvedores.

De qualquer forma, 8 GB é um valor visto atualmente somente nas placas de vídeo de entrada em PCs de mesa e as GPUs desse segmento não foram feitas para rodarem tudo no máximo, apesar de existirem GPUs mais fortes, como as GeForce RTX 3070 e RTX 3070 Ti, que são limitadas pelos 8 GB de VRAM.

Veja mais do CTUP:

  • GeForce RTX 5070 realmente tem o desempenho da 4090? Entenda
  • Radeon RX 9070 XT fica entre RTX 4070 Ti SUPER e RTX 4080 SUPER em jogos

Leia mais matérias no ItechNews .