Gorilla Glass é um vidro de cobertura para proteger telas de dispositivos eletrônicos contra quedas e arranhões. Com um design leve e ultrafino, o produto patenteado figura em displays de celulares, relógios inteligentes, notebooks e tablets.
A empresa norte-americana Corning é a criadora e única fabricante e distribuidora do Gorilla Glass. A companhia lançou o Gorilla Glass em 2007, inicialmente de forma exclusiva para o iPhone. Posteriormente, a Corning lançou versões otimizadas, e ampliou a distribuição do produto para outros dispositivos.
O principal benefício do Gorilla Glass consiste na proteção a telas de dispositivos contra quedas e rachaduras. Mas além disso, o vidro é leve e fino, podendo ser incorporado a diferentes displays, e sem comprometer tecnologias sensíveis ao toque.
A seguir, entenda o que é o Gorilla Glass, conheça as versões lançadas, e confira as vantagens e desvantagens do produto.
Índice
- O que é Gorilla Glass?
- Quem fabrica o Gorilla Glass?
- Quais as versões existentes do Gorilla Glass?
- Em que produtos o Gorilla Glass está presente?
- Consigo saber se meu celular tem Gorilla Glass?
- Quais as vantagens e desvantagens do Gorilla Glass?
- Existem alternativas ao Gorilla Glass?
- Qual a diferença entre o Gorilla Glass e o Ceramic Shield?
O que é Gorilla Glass?
Gorilla Glass é um vidro de cobertura leve e ultrafino, projetado para proteger telas de dispositivos eletrônicos contra danos, arranhões e rachaduras. Lançado em 2006 pela Corning, o produto patenteado é vendido a Fabricantes Originais de Equipamentos (OEMs), que o integram às camadas de displays de aparelhos.
A fabricação do Gorilla Glass tem início com a produção de folhas finas de vidro via processo de trefilação. Em seguida, essas folhas passam por tratamento químico de troca iônica, que aumenta suas resistências ao criar uma camada de compressão. As folhas de Gorilla Glass então são distribuídas, cortadas, e integradas às telas de OEMs.
Quem fabrica o Gorilla Glass?
A Corning é a única fabricante e distribuidora do Gorilla Glass, uma vez que a empresa norte-americana também é a criadora do produto e dona da patente. Segundo dados oficiais da companhia, o Gorilla Glass é produzido em três países: Estados Unidos, Japão e Taiwan.
Depois de produzido, o Gorilla Glass é distribuído para parceiros da Corning, que o incorporam às telas de seus produtos. Isso significa que o Gorilla Glass chega às prateleiras integrado a eletrônicos de outras marcas, embora seja exclusivamente fabricado pela Corning.
Quais as versões existentes do Gorilla Glass?
A Corning lançou diversos modelos do Gorilla Glass desde 2007, quando o vidro de proteção estreou no mercado. As versões, incluindo seus respectivos aspectos de inovação, incluem:
- Gorilla Glass 1: primeira versão do Gorilla Glass apresentada ao mundo;
- Gorilla Glass 2: versão 20% mais fina, mas com a mesma resistência;
- Gorilla Glass 3: modelo com maior resistência a arranhões;
- Gorilla Glass 4: introdução de proteção contra quedas;
- Antimicrobial Gorilla Glass: primeiro vidro de cobertura antimicrobiana do mundo;
- Gorilla Glass SR+: composição de vidro que oferece maior resistência, e voltado para o segmento wearable;
- Gorilla Glass 5: desenhado para suportar quedas de até 1,2 metros;
- Vibrant Corning Gorilla Glass: introdução de tecnologia de impressão fotorrealista;
- Gorilla Glass DX/DX+: melhorias ópticas, e resistência contra arranhões aprimorada;
- Gorilla Glass 6: projetado para suportar quedas de até 1,6 metros;
- Gorilla Glass 3+: melhor proteção contra quedas, em comparação ao Gorilla Glass 3;
- Gorilla Glass Victus: melhorias significativas contra quedas e arranhões;
- Gorilla Glass Victus 2: melhoria na proteção contra quedas em superfícies como concreto;
- Gorilla Glass Armor: material novo para habilitar durabilidade e experiência visual sem precedentes;
- Gorilla Glass 7i: melhor resistência contra quedas e arranhões, e voltado para o mercado intermediário.
Em que produtos o Gorilla Glass está presente?
A Corning não divulga todos os dispositivos eletrônicos equipados com o Gorilla Glass, devido a acordos com fabricantes. Mas a lista pública inclui os seguintes aparelhos com o vidro Gorilla Glass:
- Smartphones;
- Smartwatches (relógios inteligentes);
- Notebooks;
- Tablets.
Consigo saber se meu celular tem Gorilla Glass?
Sim. Você pode conferir se seu celular tem Gorilla Glass ao visitar o site oficial da fabricante e procurar pelo seu modelo, ou consultando o manual de seu dispositivo. Também é possível conferir a lista divulgada pela Corning, embora a relação não inclua todos os smartphones cobertos devido a acordos com fabricantes.
É possível trocar o Gorilla Glass do meu celular?
Sim. Caso seu celular seja danificado, você poderá trocar a tela com Gorilla Glass. Mas tenha em mente que o Gorilla Glass é integrado ao display do dispositivo e não pode ser retirado de forma independente. Em outras palavras, você precisará substituir a tela por completo.
E vale certificar-se de fazer a troca em assistências técnicas oficiais ou autorizadas, para garantir que a tela de reposição seja original e contenha o vidro Gorilla Glass.
Quais as vantagens e desvantagens do Gorilla Glass?
Líder de boa parte do mercado de eletrônicos com tela, o Gorilla Glass apresenta benefícios de uso e algumas limitações. Dentre as vantagens e desvantagens do produto, estão:
- Espessura fina: o Gorilla Glass pode ser produzido em uma espessura de 0,5 milímetros, sem provocar volume exagerado à tela do dispositivo;
- Proteção ampla: o vidro inclui proteção comprovada contra quedas, riscos e desgastes diários;
- Desenvolvimento contínuo: a pesquisa para inovação do Gorilla Glass é contínua, o que significa que novos modelos sofisticados são lançados de forma regular;
- Valor agregado: o Gorilla Glass agrega valor ao dispositivo final, o que resulta em um preço mais elevado;
- Baixa concorrência: a falta de uma concorrência mais ampla faz com que grande parte dos eletrônicos sejam equipados com o Gorilla Glass, deixando o consumidor com menos alternativas.
Existem alternativas ao Gorilla Glass?
Sim. Vitreo Glass, Dragontrail Glass, Xensation e vidros de safira são algumas alternativas ao Gorilla Glass, mas que cobrem uma fatia menor de displays no mercado. Há também as películas de celulares, que desempenham papel semelhante ao vidro de proteção da Corning.
Desenvolvido pela Corning, o Ceramic Shield também é um produto similar ao Gorilla Glass. Contudo, o vidro de proteção é voltado especificamente para modelos de iPhone 12 ou superiores da Apple.
Qual a diferença entre o Gorilla Glass e o Ceramic Shield?
Gorilla Glass é um vidro de proteção criado pela Corning, composto por dióxido de silício, alumínio, magnésio e sódio. Sua fabricação envolve processos de trefilação e trocas iônicas, e o produto final pode ser integrado a telas de diferentes dispositivos: celulares, smartwatches, tablets e notebooks.
Já o Ceramic Shield é um vidro de proteção que inclui cristais de nanocerâmica em sua composição. O produto também é fabricado pela Corning, passa pelo processo de troca iônica e garante proteção contra arranhões e quedas como o Gorilla Glass, mas é destinado exclusivamente a modelos de iPhone da Apple.
O que é Gorilla Glass? Conheça a tecnologia de vidro que compõe a tela de celulares