Um dos grandes problemas das GeForce RTX 4090 foi a estreia do conector de energia de 16 pinos. Inúmeros problemas com conectores derretidos em placas e dois anos depois, a NVIDIA garante agora que as RTX 50, especialmente as topo de linha, não irão sofrer com isso.
- Clique e siga o no WhatsApp
- GeForce RTX 5070 realmente tem o desempenho da 4090? Entenda
- GeForce RTX 5090 vs GeForce RTX 4090 | O que mudou na GPU mais poderosa
O que fizeram para que o conector de energia das GPUs Blackwell high-end também não sofra com superaquecimento e eventuais derretimentos? Isso não foi abordado pela NVIDIA em um evento na Coreia do Sul, onde eles responderam a algumas perguntas. Os representantes do Time Verde só disseram o seguinte:
“Não esperamos que isso aconteça com a série RTX 50. Fizemos algumas alterações no conector para responder ao problema na época e sabemos que isso não está acontecendo agora, cerca de dois anos depois”.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Mudança de design do conector da RTX 5090
Um dos motivos que levavam ao derretimento de alguns conectores de 16 pinos das RTX 4090 era o encaixe, que não era apropriado, especialmente por conta de dobras nos fios da conexão, algo que levava ao superaquecimento. Com a GeForce RTX 5090 Founders Edition, por exemplo, a NVIDIA já disponibiliza o conector com o ângulo necessário para melhor o encaixe.
Além disso, a primeira geração do cabo de 16 pinos, chamado de 12VHPWR, foi substituída pelo novo conector 12V-2*6, que resolve as falhas do anterior e acabou virando o novo padrão da indústria para GPUs que precisam de muita energia.
Essa conexão entrega até 675W, 75W a mais que a primeira versão. Para efeito de comparação, o TDP da RTX 4090 é de 450W, enquanto a RTX 5090 exige 575W, tornando a conexão de 16 pinos obrigatória para a GPU Blackwell topo de linha.
Veja mais do CTUP:
- Placas de vídeo com 8 GB estão realmente ameaçadas? Entenda
- GeForce RTX 5090 é testada em Cyberpunk 2077 com e sem DLSS 4
- NVIDIA não descarta tecnologia de geração de quadros do DLSS 3 para as RTX 30
Leia mais matérias no ItechNews .