O estágio de um foguete Falcon 9, da SpaceX, caiu na Terra de forma descontrolada nesta quarta (19). Observadores em diferentes locais da Europa registraram o componente do veículo se transformando em uma grande bola de fogo no céu. Até o momento, a empresa aeroespacial de Elon Musk não se posicionou sobre o ocorrido.
- Tempestade arranca metade do novo foguete Starship da SpaceX
- Starship: explosão do foguete da SpaceX piorou poluição da atmosfera?
Segundo informações da BBC, observadores viram a reentrada em Norfolk e partes de Yorkshire. Ainda, publicações nas redes sociais indicam que foi possível ver o foguete em chamas também na Holanda e Alemanha.
A Falcon 9 upper stage (#62878), which was launched on 1 February 2025, reentered the atmosphere over Europe at approximately 04:46 CET this morning.
Video credit: Ludi, taken from Leipzig Central Railway Station, Germany, and used with permission pic.twitter.com/xw6YWWeaVG
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–— ESA Operations (@esaoperations) February 19, 2025
O pedaço do foguete em chamas era o estágio superior do Falcon 9 usado no lançamento de satélites Starlink na Califórnia durante o início do mês. Os propulsores dos Falcon 9 são reutilizáveis, mas o estágio superior deles, não. Mesmo assim, esses componentes costumam realizar reentradas controladas após o lançamento.
Parece que o lançador caiu nos arredores de Poznań, uma grande cidade na Polônia. “Hoje, por volta das 9h20, recebemos informações de funcionários de uma empresa de Komornik, perto de Poznán, que, após iniciar o trabalho, eles perceberam em suas instalações um objeto não especificado parecido com um reservatório”, declarou Łukasz Paterski, da Polícia de Poznán.
Queda de foguete da SpaceX
O incidente mostra que o veículo não realizou uma reentrada controlada, como deveria ter acontecido. “O segundo estágio do Falcon 9 da missão Starlink 11-4 falhou em se desorbitar em 2 de fevereiro”, escreveu Jonathan McDowell, astrofísico e rastreador de satélites. Segundo ele, a área da reentrada se estendeu da Polônia à Ucrânia.
The Falcon 9 second stage from the Starlink 11-4 launch failed to deorbit itself on Feb 2. It reentered over Northern Europe last night, with entry over the Irish Sea at 0343 UTC Feb 19 and the reentry track extending to Poland and Ukraine a couple of minutes later pic.twitter.com/UzvsiHPZX8
— Jonathan McDowell (@planet4589) February 19, 2025
Em um comunicado publicado na quarta (19), a agência espacial polonesa confirmou o incidente. “A parte do foguete, que pesa cerca de 4 toneladas, veio da missão Starlink 11-4, da SpaceX, lançada em 1 de fevereiro de 2025”, escreveram.
Um segundo objeto foi encontrado a cerca de 30 km do local onde estava o primeiro, sendo bastante parecido com este. “Não podemos descartar que o objeto encontrado perto de Poznán veio do foguete Falcon 9, cujo voo monitoramos”, disse Agnieszka Gapys, representante da agência. “A confirmação disso exige análise apropriada”.
Leia também:
- SpaceX “pesca” booster do foguete Starship no Golfo do México
- Possível lixo espacial cai no Paraná; objeto pode ser de foguete Falcon 9
Vídeo: Starlink como funciona?
Leia mais matérias no ItechNews .