Comer nozes no café da manhã pode melhorar a função cerebral ao longo do dia em jovens adultos, mostrou um novo estudo desenvolvido na Universidade de Reading, Reino Unido.

  • Quais fatores mais agravam o envelhecimento: hábitos ou genética?
  • O que nos faz lembrar dos nossos sonhos?

Publicada ontem (20) na revista científica Food & Function, a pesquisa revelou que comer 50 gramas de nozes (um punhado generoso) misturadas com iogurte levou a tempos de reação cerebral mais rápidos, bem como a um melhor desempenho de memória no final do dia.

Para chegar a essa conclusão, foi feito um experimento com 32 jovens adultos saudáveis ​​com idades entre 18 e 30 anos. Eles consumiram um café da manhã rico em nozes e um café da manhã sem nozes, mas com a mesma quantidade de calorias, em duas ocasiões diferentes.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Os participantes, então, completaram vários testes cognitivos enquanto sua atividade cerebral foi monitorada nas seis horas após comer cada café da manhã. 

“Um punhado de nozes no café da manhã pode dar aos jovens adultos uma vantagem quando eles precisam ter o melhor desempenho possível. É emocionante que uma adição alimentar tão simples possa fazer uma diferença mensurável no desempenho cognitivo”, afirmou em comunicado à imprensa Claire Williams, professora líder da pesquisa.

Este é o primeiro estudo a examinar os efeitos imediatos das nozes na função cerebral em jovens adultos ao longo de um único dia.

A atividade cerebral revelou mudanças na atividade neural. Isso sugere que as nozes podem ajudar o cérebro a trabalhar de forma mais eficiente durante tarefas mentais desafiadoras. 

Amostras de sangue revelaram mudanças positivas nos níveis de glicose e ácidos graxos, dois fatores que podem influenciar a função cerebral.

Os pesquisadores sugerem que a mistura de nutrientes das nozes (incluindo ácidos graxos ômega-3 alfa linolênicos, proteínas e compostos vegetais chamados polifenóis) pode melhorar o desempenho cognitivo. No entanto, eles observam que mais pesquisas são necessárias para entender completamente como as nozes produzem esses efeitos benéficos no cérebro.

Leia também:

  • As várias causas da enxaqueca, sintomas e como tratar
  • Dados coletados por smartwatches podem detectar depressão, diz pesquisa

VÍDEO: VALE a pena comprar TV USADA?

 

Leia mais matérias no ItechNews .