DirectStorage, da Microsoft, chegou para aprimorar a experiência dos usuários nos games para PC. A API é responsável por otimizar o carregamento de jogos e aplicativos que demandam grande largura de banda do armazenamento. 

  • Upgrade no PC: quais peças fazem diferença para jogos?
  • 6 recursos úteis para otimizar o Windows 11 para gamers

No geral, o caminho é o seguinte: as informações dos assets passam pelo SSD, o processador lê estes dados, eles são enviados para a memória RAM, voltam para a CPU e só depois chegam à placa de vídeo. O Microsoft DirectStorage pula grande parte dessas etapas, permitindo que os assets sejam utilizados pela sua GPU diretamente do SSD.

Essa é a solução encontrada pela Microsoft para remover os limites de desempenho dos jogos, mesmo utilizando componentes poderosos. O DirectStorage não abre margem para gargalos de entrada e saída, um problema que incomoda muitos PC gamers.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Problemas sem o DirectStorage

Não é exatamente um problema grave todo esse caminho do seu armazenamento para CPU, memória RAM e GPU. Porém, com jogos que utilizam uma grande quantidade de assets (como Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão ou Marvel’s Spider-Man 2), isso pode gerar gargalos e impactar diretamente na performance.

Ratchet e Clank no PS5
Jogos como Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão usam o DirectStorage (Imagem: Divulgação/Sony)

Esses gargalos surgem da necessidade de descompactar os dados no seu processador, o que acaba sobrecarregando e limitando a velocidade de carregamento dos jogos. Ou seja, um processo que teoricamente é simples se torna burocrático sem a presença da API da Microsoft.

Como o DirectStorage funciona no PC

A maior inovação que o DirectStorage traz para quem joga no PC é o processo de “ignorar” o processador durante o processo de descompactação. Com a API, sua GPU acessa diretamente os dados do seu SSD NVMe – adiantando todo o processo dentro do computador e evitando estes gargalos.

Como resultado disso, os jogadores podem notar uma latência ainda menor em seus jogos, assim como um aumento na largura de banda. De forma prática, você verá que diversos games passarão a carregar texturas, modelos e outros recursos ativos mais rápido em tela. 

Para a API funcionar, a tecnologia de descompactação das GPUs é essencial. Como o DirectStorage “pula” a etapa da CPU, que faz justamente isso, é necessário que a placa de vídeo assuma o papel. As placas da NVIDIA, AMD ou Intel que têm suporte ao DirectX 12 Ultimate e Shader Model 6.0 já conseguem fazer isso sem qualquer problema.

Benefícios do DirectStorage

É notável que a API da Microsoft consegue trazer diversas vantagens para quem joga ou precisa utilizar a GPU constantemente em seu PC. Mais direcionado ao público gamer, podem notar as seguintes melhorias em seus títulos:

  • Tempo de carregamento reduzido de forma significativa: com o processo adiantando a comunicação entre SSD e GPU, jogadores poderão notar velocidades maiores e uma jogabilidade fluída em títulos exigentes.
Teste de DirectStorage com GPU Intel
Carregamento sem uso do DirectStorage da Microsoft (Divulgação/Intel)
Teste de DirectStorage com GPU Intel
Carregamento com uso do DirectStorage da Microsoft (Divulgação/Intel)
  • Mundos de jogo ricos e detalhados: sem atraso no carregamento dos dados do SSD, os jogadores têm uma visão mais ampla dos elementos do mapa, assim como as texturas, criando visuais melhores.
  • Transições mais suaves entre cenas e gameplay: Você se lembra da época que estava jogando, surgia uma tela preta, aparecia uma cutscene, outra tela preta e aí sim poderia voltar a jogar? Com o DirectStorage, isso se torna muito mais veloz e muitas vezes é apresentado de forma fluída (sem que o usuário perceba a transição).
  • Melhor aproveitamento dos componentes: sem os gargalos, o seu SSD e GPU podem mostrar todo o seu potencial e capacidade para diversos jogos.

Requisitos e compatibilidade do DirectStorage

Para o usuário utilizar o DirectStorage, é necessário ter ao menos estes componentes equipados em seu PC:

Requisitos para utilizar a API DirectStorage no seu PC
Requisito Mínimo
SSD NVMe (PCIe 3.0 ou superior)
GPU Compatível com DirectX 12 Ultimate e Shader Model 6.0 (NVIDIA GeForce RTX 20, RTX 30, RTX 40 e RTX 50; AMD Radeon RX 6000/7000/9000 e Intel Arc Series A / Series B)
Sistema Operacional Windows 10 e Windows 11 (este último traz otimizações adicionais aos usuários)

Aceno da Microsoft aos gamers

Com a evolução dos componentes, muitos perceberam que estava ultrapassando até mesmo a tecnologia disponível da Microsoft para aproveitar todo seu potencial. Com a API DirectStorage, a companhia dá um “aceno” para os gamers, alertando que está trabalhando para trazer melhorias em seus sistemas. 

A sua utilização é muito benéfica, principalmente no cenário atual onde os jogos estão cada vez maiores e carregando diversas informações de forma simultânea. Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão, Marvel’s Spider-Man 2, Starfield, Cyberpunk 2077, Horizon Forbidden West e diversos outros se aproveitam disso para tirar proveito do melhor do PC. 

Seja para agilizar processos, trazendo um salto de desempenho, criando cenários mais belos dentro das experiências ou destacando o potencial máximo do seu SSD e GPU, o DirectStorage se torna uma API essencial para todos os gamers que desejam uma verdadeira performance de “nova geração”. 

Vídeo: qual é a melhor opção, jogar no console ou no PC? O discute sobre a experiência de cada um em nosso canal do YouTube

 

Leia mais matérias no ItechNews .