Embora seja comum lembrarmos de desenhos animados que marcaram as décadas de 1980 e de 1990, os anos 2000 não ficam atrás quando o assunto são animações memoráveis que passaram na TV.
- 9 desenhos dos anos 1980 que ganharam remake (e você nem lembrava)
- 10 desenhos animados antigos para assistir na HBO Max
Parte de uma época em que a televisão transformava-se em decorrência do avanço da tecnologia e da internet, desenhos animados como Três Espiãs Demais (2001), KND – A Turma do Bairro (2002) e o popular Ben 10 (2005) conseguiram conectar-se com crianças e adultos de diferentes idades.
Para quem gosta de relembrar alguns desses títulos icônicos, que marcaram a década e fazem parte da infância de muitas pessoas por aí, o montou uma lista com 8 desenhos animados que marcaram os anos 2000. Os títulos estão ordenados conforme seu ano de lançamento e tem indicação se estão ou não disponíveis em plataformas de streaming no Brasil.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Desenhos animados que marcaram os anos 2000
- Yu-Gi-Oh! Duel Monsters
- Três Espiãs Demais
- Os Padrinhos Mágicos
- KND – A Turma do Bairro
- Kim Possible
- Os Jovens Titãs
- Ben 10
- Avatar: A Lenda de Aang
1. Yu-Gi-Oh! Duel Monsters
Segunda adaptação da série de mangá Yu-Gi-Oh! (a primeira foi exibida somente no Japão), Yu-Gi-Oh! Duel Monsters é um desenho animado lançado em 2000, que tornou a franquia ainda mais popular, expandindo-a para outros animes, jogos de cartas colecionáveis e jogos de videogame.
Escrita por Kazuki Takahashi, a animação conta a história de Yugi Muto, um garoto que consegue montar um artefato egípico milenar e despertar o espírito do Faraó. A partir disso, o personagem divide seu corpo com a alma da antiga criatura, que passa a ajudá-lo durante as partidas de um popular jogo de cartas chamado Monstros de Duelo.
No Brasil, Yu-Gi-Oh! Duel Monsters foi exibido pelo Cartoon Network e TV Globo. Atualmente, as cinco temporadas do desenho (224 episódios) podem ser assistidas no Crunchyroll, dubladas ou legendadas em inglês.
2. Três Espiãs Demais
Série francesa criada por Vincent Chalvon-Demersay e David Michel, Três Espiãs Demais é uma produção exibida originalmente pela ABC Family. Lançada em 2001, a animação fez enorme sucesso entre a audiência, dando origem a histórias em quadrinho, jogos de videogame, um filme prequel (Três Espiãs Demais: O Filme) e um spin-off (Os Incríveis Espiões).
Dividido em sete temporadas, o desenho animado retrata a história de Sam, Clover e Alex, três adolescentes que moram em Beverly Hills, Califórnia, e vivem uma vida dupla como estudantes do Ensino Médio e agentes secretas da Organização Mundial de Proteção Humana (WOOHP).
Com a ajuda de dispositivos tecnológicos, as jovens acabam com todos os vilões e criminosos que aparecem em seu caminho. Isso, é claro, além de lidarem com os problemas típicos da idade e aqueles criados por sua inimiga do colégio, Mandy.
Transmitida pela Fox KIds e TV Globo (TV Globinho e TV Xuxa), Três Espiãs Demais tem sua primeira temporada disponível na Max.
3. Os Padrinhos Mágicos
Co-produção entre os EUA e o Canadá, Os Padrinhos Mágicos é um desenho animado criado por Butch Hartman em 2001. Segundo programa de maior sucesso da história da Nickelodeon (o primeiro é Bob Esponja Calça Quadrada), o desenho chegou a ser transmitido no Brasil por emissoras como Fox Kids, Jetix e Disney Channel.
No ar por dezesseis anos, o que deu origem a dez temporadas e mais de 300 episódios, o show conta a história de Timmy Turner, um garoto de dez anos que mora na cidade de Dimmsdale e é maltratado por sua babá. Um dia, no entanto, Timmy recebe a visita de Cosmo e Wanda, duas fadas que passam a realizar todos os seus desejos, contanto que eles não violem o livro das regras.
As seis últimas temporadas de Os Padrinhos Mágicos podem ser vistas no Paramount+.
4. KND – A Turma do Bairro
Criado por Tom Warburton, KND – A Turma do Bairro é um desenho animado produzido pelo Cartoon Network em 2002. Dividida em seis temporadas, a animação foi um sucesso na programação do canal e deu origem a dois filmes (Operation Z.E.R.O e Operation: I.N.T.E.R.V.I.E.W.S.), além de um episódio de crossover com o desenho As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy.
Com uma boa dose de humor, o seriado conta a história de cinco vizinhos de dez anos que acabam se juntando para combater o autoritarismo de seus pais. Juntos em seu quartel-general, uma casa na árvore em que há várias bugigangas criadas por ele mesmos, a equipe luta pelo direito de levar uma vida com muita diversão.
As seis temporadas de KND – A Turma do Bairro (78 episódios) fazem parte do catálogo da Max.
5. Kim Possible
Uma das séries mais populares da história do Disney Channel, Kim Possible é um desenho animado criado por Mark McCorkle e Bob Schooley em 2002. Segundo desenho mais longevo do canal de TV a cabo (o primeiro é Phineas e Ferb), o seriado foi exibido no Brasil pelo SBT e pela TV Globo.
Responsável por um filme live-action em 2019, a animação conta a história de Kim Possible, uma adolescente aparentemente comum, que em seu tempo livre salva a cidade de Middletown dos criminosos. Uma tarefa quase tão difícil quanto a de equilibrar seus problemas pessoais, as lições de casa e o convívio em família.
As quatro temporadas de Kim Possible podem ser assistidas no Disney+.
6. Os Jovens Titãs
Baseada nos personagens de mesmo nome da DC Comics, Os Jovens Titãs é uma animação de super-heróis criada por Sam Register e Glen Murakami. Lançada pelo Cartoon Network em 2003, a produção teve ao todo cinco temporadas, além de uma série spin-off chamada Os Jovens Titãs em Ação e três longa-metragens.
Indicada a três Annie Awards, a série acompanha a jovem equipe de super-heróis formada pelo líder Robin; a princesa alienígena Starfire; o meio humano, meio robô Cyborg; a mística Raven; e o palhaço Beast Boy. Um grupo de benfeitores disposto a resolver todo tipo de atividade criminosa, mas que ainda assim precisa lidar com problemas e crises típicos da adolescência.
As cinco temporadas de Os Jovens Titãs foram transmitidas no Brasil pelo Cartoon Network e pelo SBT. Atualmente, elas podem ser vistas na Max. Além disso, o streaming também possui as oito temporadas de Os Jovens Titãs em Ação, o filme Os Jovens Titãs em Ação vs Os Jovens Titãs e outros especiais da franquia.
7. Ben 10

Vencedora de três prêmios Emmy, Ben 10 é uma animação criada pelo coletivo de escritores Man of Action para o Cartoon Network. Tremendo sucesso, o show deu origem a uma franquia de enorme rentabilidade, responsável por uma linha de brinquedos, quatro séries derivadas, três filmes e vários jogos de videogame.
Lançada em 2005, a animação original teve quatro temporadas, que contavam a história de Ben Tennyson, um garoto de dez anos que encontra um dispositivo alienígena em formato de relógio durante uma viagem com o avô. Instantaneamente preso ao seu pulso, o aparelho permite que ele se transforme em diferentes tipos de criaturas. Uma habilidade que Ben usa para tornar-se um herói.
As três primeiras temporadas de Ben 10 estão disponíveis na Netflix.
8. Avatar: A Lenda de Aang
Desenho de ação e fantasia criado por Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko, Avatar: A Lenda de Aang é um título produzido pela Nickelodeon em 2005.
Famoso não só entre o público, mas também entre a crítica – graças à forma como retrata a cultura chinesa e trata de temas importantes, mas quase nunca abordados entre os pequenos – o show deu origem a várias sequências, além de um filme live-action e uma série remake live-action produzida pela Netflix.
Com um estilo que mistura anime e os traços de desenhos dos EUA, Avatar: A Lenda de Aang conta a história de Aang, um garoto de doze anos revivido da hibernação após cem anos. Último sobrevivente de sua nação, cabe agora a Aang acabar com a guerra provocada pela Nação do Fogo e derrotar Ozai antes que ele conquiste o mundo.
Exibidas no Brasil pela TV Globo, as três temporadas de Avatar: A Lenda de Aang podem agora serem vistas na Netflix e no Paramount+.
Leia mais matérias no ItechNews .