Um eclipse lunar total vai ocorrer na noite de 13 para 14 de março e vai ser visível no Brasil. Durante o fenômeno, a Lua vai parecer ter cor avermelhada, sendo popularmente conhecida como “Lua de Sangue”e proporcionando uma oportunidade única para os amantes da astronomia observarem este espetáculo no céu – contanto que o céu esteja limpo e sem nuvens, claro. 

  • Eclipse lunar total: veja fotos incríveis da “Lua de Sangue” 
  • O que é Lua Rosa, Lua Azul e Lua de Sangue?

A fase penumbral do fenômeno começa às 00h57 do dia 14 no horário de Brasília. Quem quiser observar a “Lua de Sangue” precisa programar o despertador, pois a fase total do eclipse começa às 3h26 e acaba às 4h21. 

A Lua aparenta ter cor vermelha durante a totalidade do eclipse lunar (Reprodução/ TeamwerkAG/Pixabay)

Os eclipses lunares totais têm diferentes fases. A primeira delas ocorre quando a Lua mergulha na penumbra (a sombra mais externa projetada pela Terra), e na próxima, ela entra na umbra, parecendo ficar vermelha de pouco a pouco. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Vale ficar de olho na fase total do fenômeno, que é quando a superfície lunar inteira aparenta estar avermelhada. Cerca de uma hora depois da totalidade, a Lua começa a sair da umbra. 

Diferentemente dos eclipses solares, não é preciso usar nenhum tipo de equipamento especial para ver o eclipse lunar total; basta observar a Lua no céu — e, se possível, longe das fontes de poluição luminosa.  

O que é eclipse lunar?

Eclipses lunares são fenômenos que ocorrem quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, fazendo com que nosso satélite natural mergulhe na sombra projetada pela Terra. No caso dos eclipses lunares totais, a Lua fica sob na umbra, a parte mais escura da sombra terrestre.

Os eclipses lunares totais ocorrem quando a umbra, a sombra mais escura da Terra, se projeta sobre toda a superfície lunar (Reprodução/NASA)

É ali que ocorre a etapa mais espetacular deste tipo de eclipse: enquanto está na umbra, a Lua parece ter cor vermelha devido à refração da luz solar na atmosfera da Terra — o processo é o mesmo que ocorre durante o pôr do Sol. Por isso, o fenômeno é popularmente conhecido como “Lua de Sangue”.

Leia também:

  • Como seria ver um eclipse da superfície da Lua?
  • Astronauta fotografa o eclipse lunar a partir da estação espacial; confira!

Vídeo: Curiosidades da Lua

 

Leia mais matérias no ItechNews .