O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a Apple moverá sua produção do México para os EUA. A fala foi feita a um grupo de governadores, em reunião interna na Casa Branca. 

  • Oppo, Huawei e outros vs iPhone: qual é a marca preferida na China?
  • Quais são os melhores iPhones para comprar?

Trump não deu detalhes sobre a suposta nova estratégia da Apple. A informação foi revelada na sexta-feira, 19, um dia após o presidente ter se encontrado com Tim Cook, CEO da companhia. 

De acordo com Trump, a Apple ainda prometeu “centenas de milhões” de dólares em investimentos nos Estados Unidos. A empresa teria o objetivo de evitar tarifas impostas pelo novo governo. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A Apple não deu declarações oficiais sobre a fala do presidente. 

A Foxconn, empresa responsável pela produção de grande parte dos iPhones atuais, já tinha divulgado planos para expandir suas operações no México. 

Donald Trump
Donald Trump fez reunião com o CEO da Apple, Tim Cook (Imagem: Gage Skidmore/Flickr)

O governo de Taiwan, região que lidera a produção global de chips, já apontou que pretende ajudar a realocar companhias como a Foxconn, após os EUA terem implementado tarifas de 25% sobre produtos do México e Canadá. 

As tarifas sobre os vizinhos estão pausadas no momento, mas podem retornar se não forem registradas alterações em políticas de imigração e combate às drogas, segundo Trump.

Governo dos EUA poderá ser mais rígido com a Apple

Mesmo que a Apple tenha obtido isenções de tarifas de importações durante a primeira passagem de Trump pela presidência, o segundo governo promete ser mais rígido com a companhia. 

Afinal, a empresa também poderá ser afetada pela tarifa de 10% sobre produtos fabricados em países asiáticos. Atualmente, grande parte da produção de iPhones e outros dispositivos da Apple é feita na China.  

Tim Cook esteve entre os empresários das gigantes de tecnologia presentes na posse de Trump, em janeiro. O executivo também viajou a Mar-a-Lago, onde fica a residência do presidente, durante a transição de governo. 

Celular iPhone 16
Grande parte da produção de iPhones é feita na China (Imagem: Ivo Meneghel Jr./)

Nas redes sociais, Cook já apontou que a Apple está “ansiosa para se envolver com a administração, para garantir que os Estados Unidos continue a ser guiado pela engenhosidade, inovação e criatividade”.

Por outro lado, Trump já criticou as políticas de criptografia da Apple, indicando que a companhia deveria fazer mais para facilitar o acesso de autoridades a dados sensíveis. 

A empresa já negou pedidos para a criação de um caminho no iOS que permitiria essa abertura, alegando que os celulares ficariam mais sujeitos à ação de hackers. 

Leia mais no :

  • Linha iPhone 17 terá design para todos os gostos; veja vazamento
  • Tudo sobre o iPhone 16e: conheça o celular mais barato da Apple para 2025
  • Câmera chinesa poderá tirar fotos do seu rosto direto do espaço

Saiba se vale a pena comprar um iPhone Pro:

 

Leia mais matérias no ItechNews .