A Secretaria de Segurança Pública aponta que mais de 880 celulares foram roubados durante o segundo fim de semana pré-carnaval, entre os dias 22 e 23 de fevereiro. Com o início dos bloquinhos de rua em São Paulo, centenas de pessoas foram alvos de criminosos na região de Santo Amaro, na Zona Sul da capital.

  • Carnaval: 6 dicas de segurança para aplicativos de banco
  • Carnaval 2025: veja os golpes mais praticados na folia e como se proteger

Mesmo com o alto número de furtos, houve uma queda de 62% no índice de celulares roubados em comparação com os registros de 2024. No pré-carnaval do ano passado, o primeiro fim de semana acumulou cerca de 2.344 dispositivos furtados; o primeiro fim de semana de 2025 também apresentou números mais baixos, com 590 furtos em comparação a 1.580 no mesmo período de 2024.

Modus operandi

O Carnaval é um momento propício para furtos, já que a aglomeração de pessoas cria alvos fáceis para os criminosos. A polícia conseguiu identificar duas mulheres que estavam portando 16 celulares no Bloco Modo Surto de Santo Amaro. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

De acordo com uma vítima, elas ficavam se movendo ao redor do indivíduo de forma suspeita, “ziguezagueando” como se não conseguissem passar. Depois, cada uma pressiona a pessoa de um lado e é nesse momento que o celular é roubado.

As suspeitas possuem entre 21 e 24 anos e, segundo a polícia, assumiram que praticam esse crime com frequência. Os celulares roubados seriam vendidos no mercado paralelo posteriormente.

Veja mais do :

  • Fantasia de carnaval: 5 apps para te ajudar a buscar inspirações
  • Quando é o Carnaval? Veja como adicionar a data no calendário do celular
  • Como encontrar pontos de hidratação nos blocos de Carnaval

Assista ao vídeo e saiba tudo sobre o novo “modo ladrão” do Android: 

 

Leia mais matérias no ItechNews .