Na última sexta-feira (21), a ex-presidente Dilma Rousseff foi internada por neurite vestibular. Entenda o que é a doença, quais são os sintomas, como funciona o diagnóstico e quais são os principais tratamentos.
- O que é a infecção polimicrobiana que afeta o papa Francisco?
- O que é doença autoimune?
A situação de Dilma foi compartilhada nas redes sociais oficiais, que alegaram que a internação aconteceu no Shanghai East International Medical Center, em Xangai, China.
Nesta terça (25), os perfis da ex-presidente anunciaram que ela respondeu bem ao tratamento. Apesar de seguir internada, deve receber alta nos próximos dia.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
No dia 21 de fevereiro, a Presidenta Dilma Rousseff foi internada no Shanghai East International Medical Center, em Xangai, China, devido a um quadro de neurite vestibular (inflamação no nervo do equilíbrio).
— Dilma Rousseff (@dilmabr) February 25, 2025
O que é neurite vestibular?
A neurite vestibular é uma inflamação do nervo vestibular, estrutura responsável por transmitir informações sobre o equilíbrio do ouvido interno para o cérebro. Geralmente, a inflamação é causada por infecções virais, como herpes simples, gripes ou resfriados.
Sintomas
Os sintomas da neurite vestibular surgem de forma abrupta e podem durar dias ou semanas. Os principais sinais incluem:
- Vertigem intensa e repentina
- Tontura constante
- Náuseas e vômitos
- Dificuldade para manter o equilíbrio
- Sensibilidade a movimentos bruscos da cabeça
Embora a maioria dos pacientes se recupere completamente, algumas complicações podem ocorrer, como tontura persistente. Algumas pessoas podem continuar sentindo vertigem leve por meses.
A ansiedade e o medo de quedas também pode acontecer, já que a sensação de desequilíbrio pode afetar a confiança do paciente.
Algumas condições e hábitos aumentam o risco de desenvolver neurite vestibular, tais como infecções virais frequentes, estresse elevado, doenças autoimunes e o consumo excessivo de álcool e cafeína. A fadiga e a falta de sono também podem impactar.
Diagnóstico
O diagnóstico da neurite vestibular é clínico, baseado nos sintomas e no exame físico. O médico pode realizar testes como um teste de impulso cefálico: avalia a função do reflexo vestíbulo-ocular ou um videonistagmografia para analisar os movimentos involuntários dos olhos.
A ressonância magnética também pode ser solicitada para descartar outras causas neurológicas, como AVC.
Tratamento
O tratamento da neurite vestibular pode ser feito com anti-histamínicos, benzodiazepínicos e antieméticos para controlar a tontura e as náuseas, ou exercícios específicos ajudam a readaptar o equilíbrio corporal.
Os médicos também recomendam descanso adequado e repouso nas primeiras fases da doença auxilia na recuperação.
Diferença entre neurite vestibular e labirintite
Embora muitas pessoas confundam as duas condições, elas possuem diferenças importantes. A neurite vestibular é caracterizada por tontura intensa, mas sem comprometimento da audição. A labirintite, além da tontura, também pode causar perda auditiva e zumbido.
Ambas as condições requerem avaliação médica para um diagnóstico preciso e tratamento adequado. O National Health Service (NHS, serviço de saúde do Reino Unido) diz o seguinte:
Se sua audição for afetada, então a labirintite é a causa. Isso ocorre porque a inflamação do labirinto afeta a audição, enquanto a inflamação do nervo vestibular não.
A neurite vestibular é uma doença que pode afetar significativamente a qualidade de vida devido à intensa tontura e desequilíbrio. O diagnóstico rápido e o tratamento adequado são fundamentais para a recuperação do paciente. Com medidas preventivas e reabilitação, a maioria das pessoas volta às atividades normais sem maiores complicações.
Leia também:
- O que é norovírus e quais são os sintomas?
- O que é leptospirose?
VÍDEO | Muitos pesadelos podem ser sinal de Parkinson
Leia mais matérias no ItechNews .