A SpaceX quer realizar o oitavo teste de voo do Starship, o maior e mais poderoso foguete do mundo, na sexta (28). O lançamento, que ainda não tem horário definido para acontecer, vai ser realizado nas instalações de Starbase, no sul do Texas.
- Starship: explosão do foguete da SpaceX piorou poluição da atmosfera?
- Vídeos mostram explosão do foguete Starship sobre o Atlântico
Na terça (25), a empresa de Elon Musk publicou no X, antigo Twitter, fotos que mostram o booster Super Heavy já preparado em Starbase. As imagens sugerem que a empresa segue no ritmo para realizar o teste de voo no dia planejado.
Confira os registros:
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Super Heavy on the launch pad at Starbase ahead of Starship’s eighth flight test pic.twitter.com/MdiIQMy5EF
— SpaceX (@SpaceX) February 25, 2025
Segundo informações da SpaceX, o 8º teste de voo deve ter objetivos parecidos com aquele do sétimo, realizado em janeiro. Aquela missão teve sucesso parcial: a SpaceX conseguiu “agarrar” o Super Heavy com os braços da torre de lançamentos; no entanto, o Starship não liberou réplicas de satélites na órbita da Terra e se desintegrou sobre o Atlântico.
Assim, a SpaceX deve realizar uma nova tentativa de captura do Super Heavy e de liberação das réplicas dos satélites Starlink em uma trajetória suborbital. Se tudo correr bem, o Starship deve descer ao oceano Índico cerca de uma hora após o lançamento.
O Starship tem 123 m de altura e é composto pelo Super Heavy, seu primeiro estágio, e pelo Starship, a espaçonave propriamente dita. A SpaceX vem desenvolvendo o veículo para realizar missões tripuladas na Lua e Marte e, assim, tentar transformar a humanidade em uma espécie interplanetária.
Leia também:
- Após teste bem-sucedido, o que a SpaceX deve aprontar com o Starship?
- Starship: estrondo de foguete da SpaceX é tão alto que pode danificar prédios
Vídeo: O que é Starlink?
Leia mais matérias no ItechNews .