No início da semana, um novo viral tomou conta das redes sociais: o vídeo de um orangotango vendo o próprio reflexo no espelho pela primeira vez. O registro foi feito no Louisville Zoo, nos EUA.

  • Orangotango cura a própria ferida com planta medicinal
  • Pássaro viraliza ao imitar perfeitamente choro de bebê humano; ouça!

A estrela do viral do TikTok é Amber, um orangotango que vez ou outra chama a atenção dos usuários das redes sociais com suas reações aos objetos que os visitantes apresentam para ela.

No caso do vídeo, a visitante coloca um espelho de frente para o animal, que imediatamente faz caras e bocas ao se deparar com a própria imagem. Confira:


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

@pointingorangutan Amber the orangutan makes funny faces in the mirror #orangutan #funny #fyp ♬ original sound – Animal Crossing Nostalgia

Amber é conhecida pelos internautas principalmente por seu costume de apontar para os objetos, como pode ver abaixo, em que ela aponta para um slime e para um catavento:

@pointingorangutan Amber the orangutan pointing at stuff #orangutan #funnyanimals ♬ original sound – Animal Crossing Nostalgia

E não tem como fingir costume: nos comentários, os usuários mostram surpresa diante do comportamento de Amber. “É um humano?”, um deles escreveu, na ocasião.

Animais se reconhecem no espelho?

Não é de hoje que a relação entre animais e a autoimagem intriga os seres humanos. Orangotangos e outros primatas, como os chimpanzés, passaram no teste de reconhecimento de espelho desde que os cientistas começaram a administrá-lo em 1970, por um estudo da Science.

Acontece que os cientistas testaram o reconhecimento de espelho em vérias espécies, que não se limitaram aos chimpanzés: foram até formigas, arraias e papagaios.

Nesse experimento, quatro chimpanzés foram anestesiados e marcados com tinta vermelha em seus rostos. Quando acordaram, eles examinaram as áreas que tinham sido marcadas no espelho, indicando um entendimento de que estavam se vendo.

Em um estudo feito pela American Psychological Association em 1973, os orangotangos se reconheceram e também identificaram marcas em seus corpos.

Teste do espelho

Pesquisas recentes mostram que vários animais, incluindo elefantes, golfinhos, pegas, pinguins-de-adélia e até camundongos, podem demonstrar algum nível de auto-reconhecimento ao se observarem em um espelho. Testes feitos com camundongos em 2024 (e publicados na revista Neuron) revelaram que eles removem marcas visíveis em seus corpos e ativam neurônios específicos do hipocampo ventral durante esse processo.

Peixes como bodiões-limpadores e arraias-manta também exibiram comportamentos sugestivos de autoconsciência, embora sua interpretação ainda gere debates.

Mas a confiabilidade do teste do espelho como medida definitiva de autoconsciência é questionada, pois alguns animais altamente inteligentes, como papagaios-cinzentos, falharam nele. Especialistas sugerem que a autoconsciência pode existir em diferentes níveis, em vez de ser um traço absoluto. De qualquer forma, não deixa de ser surpreendente quando um animal brinca com o próprio reflexo, como foi o caso da orangotango Amber.

Leia também:

  • Como era o ancestral comum dos humanos e macacos?
  • Peixe flagrado nadando sem pedaço do corpo viraliza na internet

VÍDEO | REDES SOCIAIS PARA PETS

 

Leia mais matérias no ItechNews .