A BYD ainda não conseguiu fazer a Shark, primeira picape híbrida plug-in do mercado brasileiro, cair no gosto do consumidor, mas isso não significa que a marca chinesa tenha desistido de apostar no segmento das caminhonetes por aqui.
- Denza B5 aparece “de surpresa” e fica próximo de ser lançado pela BYD
- Como funciona o sistema híbrido do BYD Song Plus?
Depois de oferecer um descontão para ver se consegue desencalhar o estoque da Shark por aqui, a montadora parece mesmo disposta a investir em um modelo menor e, assim, bater de frente com a Fiat Toro, uma das mais vendidas do país, e com a Ford Maverick, que oferece tanto uma versão a combustão quanto uma híbrida por aqui.
A picape intermediária da BYD foi flagrada pelo site Auto Home, um dos principais veículos da China segmentados no setor automotivo e em futuros lançamentos globais. E as fotos mostram com clareza qual a inspiração do design da caminhonete: a família Song, que conta com o Pro e o Plus, SUVs híbridos que fazem sucesso no Brasil.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Os faróis dianteiros são mais parecidos com os do Song Pro, enquanto os traços da cabine remetem ao Plus. Na traseira, a caçamba encurtada e os faróis em LED na posição vertical remetem um pouco ao design da Shark.

O que se sabe sobre a BYD rival da Toro?
Embora tenha sido flagrada sem disfarces na China, os detalhes técnicos sobre a picape intermediária da BYD que vem ao Brasil rivalizar com a Fiat Toro ainda não foram revelados oficialmente.
Especula-se que, assim como no caso da Shark, ela chegará ao país somente com motorização híbrida. O powertrain seria composto pelo mesmo conjunto que faz sucesso na família Song.
Isso significa que a caminhonete teria um motor a combustão (1.5 turbo) e outros dois elétricos, além de tração integral. A ideia é oferecer uma boa autonomia no modo elétrico, em torno de 100 quilômetros, e impressionar no alcance combinado — a Shark pode rodar até 800 km, segundo a marca.
A BYD também não confirmou ainda quando será a apresentação oficial da picape, que sequer tem nome até o momento, mas alguns especialistas apostam que ela chegará ao mercado, inclusive ao brasileiro, em 2026, com amplas possibilidades de se tornar nacionalizada assim que a fábrica em Camaçari for inaugurada.
Leia também:
- Super-navio da BYD: conhecemos o gigante dos mares que transporta 5 mil carros
- Como é o centro de distribuição da BYD no Brasil?
Vídeo: Confira imagens inéditas do super-navio da BYD
Leia mais matérias no ItechNews .