A inteligência artificial (IA) vai marcar ainda mais presença dentro do Magazine Luiza: a companhia está se preparando para o “AI-commerce” em seu novo ciclo estratégico. O posicionamento foi revelado pelo Magalu na divulgação dos resultados de 2024 nesta quinta-feira (13).
- Como a Lu do Magalu usa IA e tecnologias de games para ser mais interativa
- IA vai mudar a jornada de compra “significativamente”, diz Fred Trajano
O anúncio ocorreu em meio ao encerramento do ciclo estratégico de 2021 a 2025, que resultou em uma série de transformações com ênfase na construção e consolidação do ecossistema de negócios.
Na próxima etapa, a empresa pretende tornar a IA e a Lu em protagonistas. A companhia também ressaltou que o “IA-commerce” será uma revolução e que a nova estratégia vai mudar, mais uma vez, o jogo no varejo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Nos preparativos, a companhia fez alterações em sua estrutura, e agora conta com duas vice-presidências estratégicas: de Plataformas, sob a liderança de André Fatala, e de Varejo, Lojas Físicas e Logística, comandada por Fabrício Garcia.
A vice-presidência de Plataformas também recebeu reforços em seu quadro, com Marielle Paiva na diretoria de Growth, que vai responder pelo crescimento da base de clientes do ecossistema e otimização dos investimentos em marketing e conversão.
Já Ricardo Garrido comandará a operação de 3P e será responsável pelo comercial de marketplace, desenvolvimento de sellers, advanced analytics, Magalu Entregas e vai incorporar o time de tecnologia para a plataforma Magalu.
Essas ações entram em curso com o investimento da empresa em tecnologia: em 2024, foram destinados R$ 538,3 milhões para soluções tecnológicas. No quarto trimestre, a aplicação chegou a compreender cerca de 60% do investimento total.
Aumento nas vendas e rentabilidade
Além das apostas para o futuro, o Magalu revelou os resultados operacionais nesta quinta-feira (13). Em 2024, as vendas totais, contando lojas físicas, e-commerce com estoque próprio (1P) e marketplace (3P) alcançaram R$ 65,3 bilhões, um aumento de quase 4% em relação ao ano anterior.
O e-commerce se destacou durante o ano: sete em cada dez vendas foram feitas pelos canais digitais do Magazine Luiza.
Como resultado, a empresa teve um EBITDA ajustado de R$ 3 bilhões e geração de caixa operacional de R$ 3,1 bilhões no ano.
Confira outras matérias do :
- Como comprar no Magalu e ganhar pontos Livelo
- Como ser um Parceiro Magalu? Veja como funciona o programa
- Como fazer o cartão Magalu
VÍDEO: NOVA LU! Avatar do Magazine Luiza ganha recursos de Inteligência Artificial | #Shorts
Leia mais matérias no ItechNews .