A Apple divulga hoje o início da plataforma Apple Search Ads no Brasil. Ela permite comprar anúncios em variados espaços da App Store, a loja oficial de aplicativos do iPhone. O início das operações irá ocorrer “em breve”, segundo a empresa informou a jornalistas numa reunião da qual eu participei.
A expansão também vale para outros países das Américas: Bolívia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai e República Dominicana. Apesar da chegada ao Brasil, a Apple Search Ads não aceitará o real brasileiro como pagamento neste momento. Será preciso utilizar outras moedas, como o dólar americano, o euro ou o peso mexicano.
Esta é a estreia da plataforma de publicidade online da empresa por aqui. Conforme eu mesmo escrevi no ano passado, a Apple tem se aproximado do Brasil – basta ver o que aconteceu com o iPhone 15.
O que é Apple Search Ads?
A plataforma Apple Search Ads permite que os interessados comprem anúncios nos serviços da Apple. Atualmente, o principal foco está na App Store, tendo em vista que o aplicativo traz diversas posições para anúncios.
A gigante de Cupertino afirma que são quatro formatos premium:
- Tela Hoje, logo abaixo do destaque principal
- Na área de Sugestões da tela de Buscar
- Nos resultados de busca
- Na área Você Também Pode Gostar De da página de app
De acordo com a empresa, os anúncios em páginas de busca obtêm o dobro de impressões dos resultados orgânicos. Todos os espaços de publicidade são marcados com a etiqueta de “Ad”. A Apple afirma que “não compramos nem compartilhamos as informações particulares das pessoas com outras companhias”.
Os desenvolvedores brasileiros da apps já conseguiam usar o Search Ads para alcançar usuários de iPhone em outros países, mas não no Brasil. O estúdio de games brasileiro Wildlife declarou em nota que a novidade “permitirá elevar o nível de conhecimento e de crescimento dos nossos jogos”.
Apple inaugura plataforma de anúncios no Brasil