De Barcelona, Espanha – A fabricante chinesa Honor confirmou que vai vender celulares no Brasil. A empresa enviou funcionários ao país para estudar o mercado e determinar a estratégia nacional. O CEO da Honor, George Zhao, disse que tem até mesmo planos de realizar a produção local dos smartphones. A equipe também está em contato com os principais canais de vendas.
As declarações foram dadas nesta segunda-feira (dia 26/02), durante uma coletiva com jornalistas. Eu perguntei sobre a chegada da Honor ao Brasil. Numa curta resposta, Zhao indicou que os estudos estão acontecendo, mas não anunciou uma data específica.
O que é Honor?
A Honor é uma empresa de smartphones baseada na China. Ela tem sua origem na Huawei, mas as duas companhias se separaram em novembro de 2020. De lá para cá, a Honor tem se posicionado como uma fabricante focada no usuário final. Ela promete integrar as soluções de nuvem das principais fornecedoras do mercado, como Google, Meta e Microsoft.
Ela está entre as que mais cresceram nos últimos anos. De acordo com a consultoria Counterpoint Research, a Honor anotou crescimentos de 700% na América Latina, de 500% no Oriente Médio e África, e de 400% na Europa ao longo do quarto trimestre de 2023. Leve em consideração que a base de clientes é menor do que gigantes como Apple e Samsung.
A Honor está presente em diversos países da América Latina, como México, Chile, Colômbia, Peru e Panamá. O CEO George Zhao indicou que terá parcimônia ao ingressar no Brasil. O mesmo procedimento deve ser adotado na Turquia.
“Nós conseguimos competir com a Samsung na Europa. Devemos fazer o mesmo no Brasil”, disse o executivo. Ele assegurou que não irá se arriscar no mercado sem antes realizar os estudos necessários.
Novos smartphones
A Honor marca presença na feira de telecomunicações MWC, que acontece em Barcelona, na Espanha. O evento Discover the Magic foi realizado neste domingo (dia 25/02), com o lançamento do Magic Honor 6 Pro e do Honor Magic V2 RSR Porsche Edition.
O primeiro tem modelo tradicional de telefone e se destaca pelo módulo de câmera, cujo formato desafia o design visto em outras marcas. Já o segundo é um dobrável com formato similar ao do Galaxy Fold. O design foi desenvolvido em parceria com a Porsche.
Thássius Veloso viajou para a Espanha a convite da Honor
Brasil terá mais uma marca de celular: a chinesa Honor