Uma instrumentadora cirúrgica usou o Apple Vision Pro para auxiliar seu trabalho durante uma operação de coluna. O equipamento ajudou a monitorar informações vitais do paciente, bem como selecionar as ferramentas corretas e acompanhar o procedimento. É a primeira vez que o headset da marca da maçã é usado em uma cirurgia na Europa.
O software usado durante a cirurgia foi criado pela empresa Exex, dos Estados Unidos, e a operação foi realizada no Cromwell Hospital, em Londres (Reino Unido). Com o Apple Vision Pro, é possível ver o mundo real, com a ajuda das câmeras do aparelho, e telas virtuais, com informações desejadas.
“O software da Exex dá acesso holográfico, sem a necessidade de toques, aos materiais e aos guias de procedimento dentro da sala de cirurgia, garantindo dados e visualizações que nunca estiveram disponíveis anteriormente”, diz o comunicado publicado pela empresa e pelo hospital.
Suvi Verho, instrumentadora cirúrgica chefe do London Independent Hospital, concorda com a utilidade do app. “Ele elimina erro humano e o achismo”, avalia.
Empresa já fez software parecido para HoloLens 2
O Apple Vision Pro foi anunciado em 2023 e só chegou às lojas dos EUA no começo de 2024. Ele não está disponível em outros países, nem mesmo no Reino Unido. Em fevereiro, o headset foi usado pela primeira vez em uma sala de cirurgia: o neurocirurgião Robert Masson vestiu o equipamento para contar com ajuda em uma cirurgia de coluna.
Apesar de toda a repercussão, o Vision Pro não é o primeiro headset a usar realidade aumentada para fins médicos. A própria Exex desenvolveu um software similar para o HoloLens 2, da Microsoft. Bem antes disso, o Google Cardboard, um “headset de papelão” para encaixar o smartphone, também auxiliou em uma cirurgia.
Com informações: Exex, Daily Mail
Apple Vision Pro é usado por equipe médica durante cirurgia de coluna