A Samsung confirmou recentemente que o recurso Super HDR, lançado com o Galaxy S24, não será liberado para outros smartphones. A declaração da fabricante acaba com as expectativas de que o Super HDR fosse disponibilizado para a linha Galaxy S23, Galaxy Z Fold 5 e Galaxy Z Flip 5, modelos premiums lançados em 2023. O recurso permite, entre outras coisas, publicar imagens no Instagram em alta resolução.
A tecnologia HDR, sigla em inglês para Alto Alcance Dinâmico, entrega maior brilho, maior gamas de cores e maior contraste em vídeos e imagens. Para suportar essa tecnologia, a tela precisa ser compatível com a tecnologia. A confirmação da exclusividade para a linha Galaxy S24 veio no fórum oficial da Samsung.
Apesar de ter display OLED, suporte para HDR e câmeras de alta resolução, o Galaxy S23 não tem um processador capaz de lidar Super HDR. Fora isso, a tela do dispositivo também precisa ter o suporte específico para Super HDR — ou seja, a Samsung não pode fazer gambiarras para levar o recurso para dispositivos mais velhos e com display HDR.
Super HDR era esperado com One UI 6.1
Na semana passada, a Samsung liberou globalmente a One UI 6.1 para a linha Galaxy S23, Galaxy Z Fold 5 e Galaxy Z Flip 5. Era esperado que a atualização da interface, responsável por levar o Galaxy AI para esses smartphones, traria o Super HDR para esses modelos. No entanto, o update ficou “devendo” essa.
O Super HDR, que é baseado em uma tecnologia do Google, é o responsável por melhorar a qualidade das imagens do Instagram no Galaxy S24. O smartphone da Samsung estreou o suporte para fotos com qualidade HDR na rede social — antes do lançamento, a plataforma já permitia publicar vídeos com esse recurso.
Assim, quem tem um Galaxy S24 — independente da versão — poderá subir imagens com maior volume de cores, mais brilho e contraste, sem perder qualidade. Esse recurso foi liberado para os iPhones no início de março.
Com informações: SamMobile
Samsung Galaxy S23 ficará sem Super HDR