Chegou ao fim nesta terça-feira (2), o Google Podcasts. A morte do serviço foi anunciada pelo Google no ano passado. Agora, quem utilizava este recurso do Google para gerenciar seus podcasts favoritos terá que usar o YouTube.
A descontinuação do Google Podcast segue um roteiro já conhecido da Big Tech: ela anunciou um novo serviço, vende como algo que levará muita praticidade para os usuários e depois, por diferentes motivos, encerra o produto.
Fim do Google Podcast é culpa do YouTube
No caso do Google Podcast, a razão para o seu fim não foi o agregador de um concorrente, mas o próprio YouTube. O Google foi deixando o aplicativo de lado para valorizar a transmissão de podcasts na plataforma de vídeos. Afinal, os cortes dos programas gravados conquistam uma grande audiência.
Por mais que podcasts tenham surgidos como programas em áudio, a popularização do vídeo e, principalmente, a melhora das conexões de internet permitiram que os podcasts ganhassem espaço no audiovisual.
Em nota, o Google afirma que a sua decisão segue a resposta do mercado — as pessoas estão consumindo podcast em vídeo, assim como os criadores de conteúdo fornecem seus programas também nesse formato.
Quando anunciou o fim do Google Podcasts, a big tech citou um estudo que mostrava que 23% dos ouvintes usam o YouTube, contra 4% do Google Podcast.
Cemitério do Google ganha mais um membro
O assassinato mais recente de produtos do Google foi do Keen, encerrado em março. Pronuncia-se Quin, mas pode falar “Quem”, assim como na frase “Quem era esse Keen do Google?”. Essa foi a tentativa do Google de rivalizar com o Pinterest. A rede social foi lançada em 2020 e liberada apenas nos Estados Unidos.
Agora, o Google Podcasts se une ao Keen, encerrado no dia 15 de março deste ano, e a outros vários produtos no Cemitério do Google. Estão enterrados neste cemitério virtual: Google +, Arquivo dos Álbuns, Grasshopper, YouTube Stories e vários produtos que você nem lembrava que existiram ou nem mesmo chegaram por aqui.
Com informações: The Verge
Mais um produto do Google chegou ao fim