A Microsoft já testou ou implementou a veiculação de anúncios em várias partes do Windows 11, mas o Menu Iniciar parece ser o local preferido da companhia para isso. Pelo menos é o que sugere o mais recente teste da companhia para exibir anúncios de aplicativos nesse ponto.
O Menu Iniciar tem uma área chamada Recomendações, na parte inferior. Por padrão, ela exibe os últimos arquivos ou softwares abertos por você no computador. É uma maneira de permitir que uma tarefa recente seja retomada rapidamente.
Eis que PhantomOfEarth, perfil no X/Twitter focado em “vazar” informações sobre o Windows, descobriu que a Microsoft tem feito um teste com um grupo restrito de computadores para exibir anúncios de aplicativos justamente na área Recomendações do Menu Iniciar.
O anúncio é discreto, sendo identificado como tal apenas com uma etiqueta “Promoted”. Apesar disso, a existência desse recurso provavelmente não será bem recebida pelos usuários.
Primeiro porque, ao visualizar o anúncio rapidamente, o usuário pode pensar que um software que ele não lembra de ter instalado surgiu no seu computador de alguma forma. Segundo porque não costuma ser agradável executar alguma ação no sistema operacional e se deparar com publicidade ali no meio.
É provável que a Microsoft saiba que esses anúncios incomodam os usuário. Por outro lado, a companhia pode insistir nessa abordagem por entender que ela é uma forma de permitir que desenvolvedores promovam seus softwares para Windows, como destaca o XDA Developers.
Os anúncios no Menu Iniciar podem ser desativados?
Há indícios de que sim. Uma das capturas de tela divulgada por PhantomOfEarth mostra que as configurações do Menu Iniciar permitirão que a recomendação de apps na forma de anúncios seja desativada.
Por ora, vale relembrar que esse recurso é um teste. Não há nenhuma confirmação por parte da Microsoft de que a versão final do Windows 11 exibirá anúncios no Menu Iniciar. E pode acontecer de a ideia não vingar. Não seria a primeira vez que a companhia desiste de uma implementação após notar que a proposta não é bem-vinda.
O que causa alguma apreensão é a insistência da Microsoft na ideia de exibir anúncios no Menu Iniciar. Pelo menos desde 2022 que a companhia faz testes com publicidade nessa área e a abandona depois de algum tempo, retornando a ela meses depois.
A novidade aqui é que o teste mais recente envolve aplicativos de terceiros, enquanto os anteriores promoviam produtos da própria Microsoft.
Microsoft testa anúncios no Menu Iniciar do Windows 11 (de novo)