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Netflix decide parar de divulgar número de assinantes (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Netflix encerrou o primeiro trimestre de 2024 com quase 270 milhões de assinantes. No período, a plataforma ganhou 9,3 milhões de usuários, número que sugere que a estratégia de bloquear o compartilhamento de senhas está dando certo. Apesar disso, a companhia anunciou o plano de não mais informar quantos assinantes tem.

A notícia pegou investidores de surpresa, pois a divulgação da base de assinantes a cada trimestre é um dos parâmetros que a Netflix usa para mensurar o crescimento ou a desaceleração de seu negócio.

A lógica é simples. Se o número de usuários aumenta, maiores são as chances de ganhos financeiros, especialmente se esse aumento supera as estimativas de analistas.

Em comunicado aos investidores, a Netflix explicou que o número de assinantes era uma medida importante nos primeiros anos da empresa, mas que parâmetros como receita e margem operacional são mais relevantes atualmente. Com isso, a divulgação do número de assinantes deixará de ser feita a partir de 2025.

Investidores desconfiados

De acordo com a Fortune, há investidores que temem que a decisão seja uma forma que a companhia encontrou para evitar percepções negativas sobre resultados financeiros futuros, mais precisamente, sobre o risco de a base de assinantes da Netflix começar a encolher no próximo ano.

Nos últimos meses, a plataforma ampliou o seu número de usuários adotando medidas como o bloqueio de senhas compartilhadas e a criação de um plano mais barato subsidiado por anúncios. O temor de desaceleração vem da possibilidade de essas abordagens deixarem de surtir efeito.

Consequentemente, existe a desconfiança de que a não divulgação da base de usuários em escala trimestral seja uma forma de atenuar esse cenário, se ele se tornar real.

Após atingir a impressionante marca de 270 milhões de usuários, Netflix decidiu parar de divulgar número de assinantes em relatórios financeiros
Prédio da Netflix (imagem: Thiago Mobilon/Tecnoblog)

Quase 270 milhões de assinantes e lucro

Desconfianças à parte, os três primeiros meses de 2024 foram bastante favoráveis para a Netflix. A companhia fechou o período com 269,60 milhões de assinantes em escala global. É um aumento de 9,33 milhões de usuários em relação ao trimestre anterior. Esse total também supera as 3,93 milhões de novas assinaturas estimadas por analistas.

A receita para o primeiro trimestre de 2024 ficou em US$ 9,37 bilhões. Já o lucro líquido registrado é de US$ 2,33 bilhões, o que equivale a US$ 5,28 por ação. Para fins comparativos, o lucro líquido no mesmo período de 2023 ficou em US$ 2,88 por ação.

Para o segundo trimestre de 2024, a Netflix espera alcançar uma receita de US$ 9,49 bilhões com lucro líquido de US$ 2,06 bilhões.

Netflix decide parar de divulgar número de assinantes