Em 2023, a Apple, pela primeira vez em sua história, emplacou sete dos dez smartphones mais vendidos no ano. O resultado vem de uma pesquisa da Counterpoint Research, empresa de análise de mercado de tecnologia. Na liderança do ranking está o iPhone 14, lançado em 2022, com seus irmãos 14 Pro e Pro Max fechando o pódio, respectivamente.
Na quarta colocação está o iPhone 13, lançado em 2021. O iPhone 15 Pro Max é o modelo de 2023 mais bem colocado, chegando na quinta posição. Na sequência vem o iPhone 15 Pro e o iPhone 15.
Mesmo sendo o iPhone 15 sendo a linha mais recente, é natural que o modelo do ano não atinja as primeiras colocações. O alto preço de lançamento, aliado com a curta janela entre o início das vendas e o fim do ano, faz com que eles se tornem smartphones mais competitivos no ano seguinte. Um indicativo disso é que o iPhone 15 Pro Max foi o celular mais vendido no último trimestre de 2023.
Fatia de mercado dos smartphones mais vendidos em 2023
Como aponta a pesquisa da Counterpoint Research, os dez smartphones mais vendidos de 2023, que contam com Galaxy A14 5G, Galaxy A04e e Galaxy A14 4G fechando o ranking, representam 20% da fatia de mercado. O iPhone 14 representa 3,9% dos aparelhos vendidos no ano passado.
A empresa comenta que a pouca diferença entre o iPhone 13 o iPhone 14 foram responsáveis por aumentar as vendas das versões 14 Pro. Esses modelos estrearam o Dynamic Island, que substituiu o notch na borda da tela. Ainda assim, as vendas do iPhone 14 representam uma fatia de 3,9%.
Já os motivos do iPhone 13 estar bem colocado vêm do Japão e da Índia. No terra do sol nascente, as operadoras fizeram promoções que alavancaram as vendas dos iPhone mais “antigos”. Já na Índia, a queda de preço do iPhone 13 melhorou o custo-benefício do celular.
Brasil fortalece as vendas da Samsung
A Counterpoint Research diz em sua análise que o Brasil, junto da Índia, México e Indonésia, é um dos responsáveis pelo volume de vendas dos Galaxy A04e e Galaxy A14 4G. Já a versão 5G do Galaxy A14 teve um bom desempenho nos Estados Unidos e Índia (olha ela de novo).
Para 2024, a Counterpoint aposta que todos os smartphones do top serão modelos 5G. Isso se deve porque algumas fabricantes passarão a lançar somente modelos com essa conexão. A empresa ainda dá o palpite que as fabricantes chinesas entrarão na lista.
Relembre a análise do iPhone 14
Apple conquista os 7 primeiros lugares da lista de mais vendidos de 2023