A Apple planeja uma atualização no modelo de entrada da linha iPad. A nova versão deve contar com os recursos da Apple Intelligence, como é chamada a IA da marca, mas provavelmente só será lançada perto do fim de 2025.
Ainda se sabe pouco sobre este iPad 11, mas uma certeza é que ele receberá um chip mais atualizado, como o A17 Pro ou o A18. O iPad 10 atualmente vendido vem com o A14, lançado com o iPhone 12 em 2020. Isso é um obstáculo para a Apple Intelligence, que requer muito poder de processamento.
A geração atual do iPad foi lançada em outubro de 2022. Isso significa que seriam três anos no mercado até a atualização. A demora pode vir da dificuldade de colocar chips e memória suficientes para rodar IA em um tablet de entrada.
As informações são do jornalista Mark Gurman, da Bloomberg. Ele também acredita que o iPhone SE de quarta geração deve estrear em março de 2025 e provavelmente contará com os recursos de IA. Caso os planos da Apple sejam confirmados, todos os seus aparelhos com tela — isto é, excluindo AirPods, Apple TV, HomePod e outros do tipo — devem contar com a Apple Intelligence em 2026.
Quais são as últimas novidades da linha iPad?
A Apple lançou a sétima geração do iPad Mini na última terça-feira (dia 15/10). O aparelho tem o mesmo formato e tela de seu antecessor, lançado em 2021, mas recebeu o chip A17 Pro, do iPhone 15 Pro. Outras atualizações importantes vieram no armazenamento mínimo (128 GB) e na quantidade de RAM (8 GB). O tablet é compatível com Apple Intelligence.
Na Europa, a Apple abaixou o preço do iPad 10, mas removeu o carregador da caixa. Como observa o MacRumors, estas mudanças dão a entender que a Apple ainda vai levar algum tempo para lançar um novo iPad básico. Caso contrário, seria mais fácil anunciar tudo de uma vez.
Em maio de 2024, a Apple lançou novos modelos de iPad Air e iPad Pro, com chips da linha M (a mesma dos Macs) e novidades nas telas.
Com informações: MacRumors, Bloomberg
Apple deve lançar novo iPad “basicão” com IA, mas vai demorar