No iPhone, a Apple Intelligence já começou a ser liberada, por enquanto, somente na versão beta do iOS 18.1. Mas quem está testando essa versão ainda não tem acesso completo à tecnologia de inteligência artificial (IA) da Apple. Isso só deverá acontecer no próximo ano, quando o iOS 18.4 for lançado.
É o que Mark Gurman conta na edição mais recente de sua newsletter na Bloomberg. O jornalista tem um longo histórico de acertos em suas previsões sobre o universo da Apple. Na previsão mais atual, ele afirma que a Apple Intelligence será potencializada gradativamente entre o iOS 18.1 e o iOS 18.4.
Gurman ressalta que o iOS 18.1 ainda tem bugs, “incluindo dois bem irritantes”. Como o iOS 18.1 está em fase beta, esses problemas deverão ser corrigidos ou atenuados até a liberação da versão final, esperada para outubro de 2024.
Quem quiser ter acesso antecipado à Apple Intelligence precisa conviver com esses bugs ou, então, exercer a paciência aguardando pelo lançamento da versão final, presumivelmente sem as falhas atuais.
Seja nas versões beta ou na final do iOS 18.1, a experiência com a Apple Intelligence é introdutória. Um acréscimo importante à tecnologia virá com o iOS 18.2, que deverá incluir maior integração com recursos de IA como Genmoji (geração personalizada de emojis), ChatGPT e Image Playground (produz ilustrações).
O iOS 18.2 deverá ser disponibilizado até o final do ano. O iOS 18.3 será lançado no começo de 2025 e também deverá trazer aprimoramentos para a Apple Intelligence, especialmente em funções envolvendo a assistente Siri.
Mas é a versão 18.4 que consolidará a Apple Intelligence no iPhone. De acordo com Gurman, essa versão trará ainda mais avanços envolvendo a Siri.
Creio que há uma chance de o iOS 18.4 também servir de ponto de partida para o suporte da Apple Intelligence ao português e a outros idiomas diferentes do inglês, pois a própria Apple informou que essa compatibilidade está prevista para 2025.
Somente para as linhas iPhone 16 e iPhone 15 Pro
É válido reforçar que é preciso ter um aparelho das linhas iPhone 16, iPhone 16 Pro ou iPhone 15 Pro para usufruir da Apple Intelligence. Leve em conta também que, nesta fase inicial, a tecnologia só funciona em inglês e é voltada a usuários nos Estados Unidos.
A tecnologia também será liberada em Macs e iPads equipados com chip Apple M1 ou superior.
Em tempo, a Apple Intelligence é um conjunto de recursos de IA. No iPhone, a tecnologia se integrará a aplicativos nativos e de terceiros para criar imagens exclusivas, remover objetos de fotos, escrever mensagens sob medida, fazer a Siri dar respostas mais precisas, e assim por diante.
Apple Intelligence só ficará completa no iPhone com o iOS 18.4