Resumo
  • A Apple desenvolve um robô doméstico com design que lembra o Luxo Jr., icônico mascote das vinhetas da Pixar.
  • O dispositivo possui dois modos: Expressivo, que interage de forma mais dinâmica com os usuários, e Funcional, com foco em assistência.
  • Equipado com Apple Intelligence, conta com um retroprojetor para exibição de vídeos e responde a comandos como previsão do tempo e controle de iluminação por gestos.

A Apple divulgou um artigo científico no qual detalha o desenvolvimento de um robô doméstico. O robô mostrado é idêntico ao Luxo Jr., a luminária mascote da Pixar. Em um vídeo de demonstração, além de reagir a comandos, o protótipo da Apple tem reações a determinadas respostas e atividades programadas que o deixa mais humanizado.

Há algum tempo a Apple trabalha no desenvolvimento de um HomePod com tela integrada e braço articulado. A tecnologia mostrada na publicação pode ser uma prévia deste futuro produto da big tech, que também deve utilizar a Apple Intelligence, ferramenta de IA generativa da empresa.

Como funciona o robô “Pixar” da Apple?

O vídeo publicado no blog sobre machine learning da Apple mostra dois modos do robô. Um é batizado de Expressivo, e o outro de Funcional. A primeira forma é a que mais chama a atenção pelo seu lado mais humanizado e interativo — quase um pet.

No vídeo, a usuária conversa com o robô e ele reage de modo mais humano e natural. Ela pergunta como está o tempo ao robô. No modo expressivo, o robô olha pela janela e responde o comando com a previsão do dia.

A usuária comenta que vai aproveitar o dia para caminhar. Balançando-se, o robô diz que é uma ótima ideia e pergunta se ele também será levado para passear. Ao ouvir que ele não vai sair, ele abaixa a luminária como se estivesse triste — copiando um movimento de baixar a cabeça.

O robô também é controlado por gestos. A usuária coloca a sua mão na frente da luminária e realiza diferentes movimentos para controlar qual área será iluminada. De acordo com o modo ativado, a reação do robô aos gestos e tarefas também muda.

Por exemplo, ao ativar o lembrete para tomar água, a versão expressiva, além de ativar o aviso, empurra a caneca de água para mais perto da usuária — celebrando enquanto ela toma. Nos dois modos, o robô para de apontar para a área iluminada. Ao ouvir música, o modo expressivo dança.

Outra coisa interessante do protótipo é que ele possui um retroprojetor. Em um trecho do vídeo, a usuária pede que o robô exiba um vídeo sobre uma impressora 3D — provavelmente um tutorial, já que ela está trabalhando em algum componente da sua própria impressora 3D.

Segundo a pesquisa da Apple, esse modo mais humanizado do robô gera uma melhoria no engajamento do usuário com o produto. Isso pode contribuir na experiência e também interesse da pessoa em usá-lo. Afinal, você pode realizar tarefas e perguntar coisas para uma Alexa, mas ela seguirá paradinha no canto dela.

Com informações de The Verge, MacRumors e Cult of Mac

Apple pode lançar robô igual à mascote da Pixar para você ter em casa