
A Apple estuda dar o próximo passo no desenvolvimento do modem C1, lançado na semana passada. Segundo o jornalista Mark Gurman da Bloomberg, a big tech vai unificar os dois componentes sob o mesmo chip. Entretanto, essa etapa de unificação vai demorar um tempo.
Por que a Apple quer unificar o modem e processador no mesmo chip?
A produção de um SoC com modem integrado no mesmo pacote (ou package em inglês), a parte na qual estão os componentes de CPU, GPU, NPU e outros, reduz o consumo energético. Esse processo de fabricação também diminui os custos do SoC.

Ou seja, os iPhones com os modems integrados ao processador teriam uma melhoria na duração da bateria — e a Apple economizaria na sua fabricação. O modem C1 estreou no recém-lançado iPhone 16e, o sucessor da linha iPhone SE. Contudo, há anos a Apple trabalha no desenvolvimento desse componente.
Ao finalmente lançar o modem C1, a big tech fica mais próxima de ser autossustentável no segmento de processador. Afinal, ela já utiliza seus próprios SoCs no iPhone desde o iPhone 4, lançado em 2010. Em outros celulares, o modem é fornecido pela Qualcomm.
Quando a Apple vai unificar o modem e o processador no mesmo chip?

O palpite de Mark Gurman, sem explicar se a previsão veio de fontes da Apple, é de que a partir de 2028 os dois componentes serão unificados. Ou seja, no possível iPhone 20 é que veremos essas melhorias de modem e processador para diminuir o consumo de energia e custo de produção.
Ainda que Gurman não dê embasamentos para a sua previsão, ela pode estar ligada aos problemas que a Apple teve na fabricação do modem C1. A big tech passou sete anos desenvolvendo o hardware e gastou bilhões de dólares nisso, comprando até a divisão de modems celulares da Intel.
O projeto também foi alvo de rumores informando que o modem seria atrasado mais uma vez. O desenvolvimento do modem não foi um mar de tranquilidade para a big tech, além de que o anúncio do Modem C1 foi bem modesto — talvez ele não tenha o desempenho esperado e por isso ela o deixou apenas em um bullet point. Além disso, a Apple e a Qualcomm renovaram o contrato de fornecimento de modem para 2026.
Com informações de Bloomberg e Engadget
Apple quer unificar seu modem e processador em um único chip