A linha iPhone 16 deve ser anunciada em setembro e a Apple tem expectativas elevadas para ela. A companhia planeja fechar 2024 com pelo menos 90 milhões de unidades vendidas, alta de 10% em relação ao ano passado. Para tanto, a turma de Tim Cook aposta na inteligência artificial (IA).
O iPhone 15 vendeu 81 milhões de unidades entre o seu lançamento, em setembro de 2023, e o final do mesmo ano. De acordo com a Bloomberg, a Apple tem comunicado fornecedores e parceiros comerciais de que pretende fazer esse número crescer pelo menos 10% no mesmo período de 2024.
Se arredondada para cima, essa porcentagem representa uma expectativa de venda de 90 milhões de unidades do iPhone 16. É uma meta factível, mas desafiadora, especialmente se a nova linha for lançada com aumento de preços (ainda não há informação sobre isso).
Inteligência artificial como diferencial
Para convencer o consumidor de um iPhone antigo a aderir ao novo ou, ainda, atrair usuários de Android, a Apple deve apostar na inteligência artificial.
A principal pista sobre isso vem do Apple Intelligence, conjunto de ferramentas de IA que deve “turbinar” a assistente Siri e oferecer experiências personalizadas ao usuário em um nível jamais alcançado no iPhone.
É verdade que o Apple Intelligence também vai ser liberado no iPhone 15, mas somente nos modelos Pro da linha. Isso pode gerar a percepção no mercado de que, se alguém quiser um iPhone realmente compatível com a atual onda de IA, terá que recorrer à série 16, o que deve favorecer a meta da Apple.
Quando o iPhone 16 vai ser lançado?
Espera-se que a Apple faça o anúncio oficial da linha iPhone 16 em setembro de 2024. Todos os modelos da linha devem sair de fábrica com o iOS 18 como sistema operacional.
Os rumores dão conta de que o iPhone 16 Pro Max deve se destacar com uma bateria mais densa, entre outras características únicas. Em comum, todos os esperados quatro modelos do iPhone 16 podem trazer o chip A18, ainda que com limitações nas versões mais simples da linha.
Apple quer vender 90 milhões de iPhones 16 somente em 2024