A Apple está testando e avaliando recursos de inteligência artificial em seu navegador Safari. Um deles seria capaz de criar resumos automáticos de páginas, identificando o assunto e os principais tópicos. Além disso, uma ferramenta para apagar elementos de sites e um novo botão para opções também estariam sendo estudados.
As informações são do site AppleInsider, que diz ter falado com pessoas com conhecimento sobre o assunto. A publicação informa que a implementação ainda estaria longe de ser perfeita, o que significa que ela pode não vir na próxima grande atualização do Safari.
Mesmo assim, as novidades parecem em linha com outros rumores que indicam que a Apple dará uma atenção especial aos apps nativos, como o Notas, o Mail e o Fotos. No próximo dia 10 de junho, a empresa vai apresentar as novas versões de seus sistemas operacionais na conferência para desenvolvedores WWDC.
O recurso de resumir páginas estaria em uma ferramenta chamada busca inteligente. O modelo de linguagem grande (LLM, na sigla em inglês) da Apple identificaria as palavras que mais se repetem para saber qual o assunto do texto e as frases com explicações e descrições.
Outra ferramenta nos planos deve servir para apagar elementos de páginas na web. Ao apagar uma parte de um site, o usuário deixaria de vê-lo, mesmo em visitas posteriores, após fechar a aba ou o navegador.
Por fim, a interface do Safari pode receber uma mudança importante, com algumas opções que ficam atualmente no botão Compartilhar migrando para um novo menu na barra de endereços.
Possíveis novidades já estão em outro navegador
Curiosamente, dois dos recursos que o AppleInsider lista já existem no navegador Arc. O Arc Search para iPhone tem um buscador que funciona de forma diferente que outros serviços. Ele resume as principais páginas sobre o assunto da pesquisa do usuário e cria um texto novo, com as informações mais importantes.
Já o navegador Arc para computador, disponível para macOS e recém-lançado para Windows, oferece opções de personalizar páginas da web, editando ou até apagando elementos.
Com informações: Apple Insider, MacRumors, 9to5Mac
iOS 18: Apple testa IA para resumir páginas no Safari