O iOS 18 pode trazer uma mudança histórica para o sistema operacional da Apple. Segundo rumores, o SO do iPhone permitirá que os usuários deixem espaços vazios entre aplicativos — tal qual acontece no Android desde 2010. Desde o seu lançamento, ao mudar um app de lugar, o espaço deixado era ocupado pelo aplicativo imediatamente à direita.
A informação foi divulgada primeiramente pelo MacRumors, citando fontes ligada à big tech. O jornalista Mark Gurman, especialista em Apple na Bloomberg, divulgou recentemente que o iOS 18 trará mais opções de customizações de ícones. O sistema operacional deve ter seus detalhes apresentados no WWDC 2024, evento que pode ser realizado em junho.
Essas modificações, como mudar o ícone de um app ou deixar um espaço vazio entre aplicativos, é possível usando alguns programas de customização ou adaptando os atalhos. A diferença é que essas soluções que chegarão com o iOS 18 são criadas pela própria Apple — dando um ar de ferramenta oficial para customizar o iPhone.
iOS 18 com mais novidades de customização
Caso essas informações sejam confirmadas no iOS 18, veremos mais uma atualização do SO do iPhone que traz mais opções de customização para o usuário. Em 2022, com o iOS 16, a Apple trouxe a opção de editar os elementos da tela de bloqueio do smartphone.
Desde então, usuários podem adicionar widgets especiais, modificar a fonte do relógio e até aplicar efeitos tridimensionais na imagem — como se houvesse um espaço entre o relógio e algum elemento da foto.
Agora seria a vez da Apple levar as opções de customização para a parte interna do iPhone. A função de deixar espaços em branco de modo oficial pode agradar o público que gosta de valorizar o wallpaper do smartphone ou fazer brincadeiras com imagens engraçadas e ícones dos apps.
iOS 18 deve trazer revolução no iPhone com IA generativa
Apesar dessas especulações, a grande novidade o iOS 18 deve ser a estreia da inteligência artificial generativa. Mark Gurman e outras notícias reforçam a chegada desse recurso no SO do iPhone. A Apple está negociando com o Google para utilizar o Gemini como modelo de IA no smartphone.
Com informações: MacRumors, Bloomberg e SamMobile
iPhone: iOS 18 pode permitir espaços vazios entre apps igual ao Android