Alguns iPhones seguem com os problemas de despertadores tocando nas horas erradas ou sem som e vibração. O problema, relatado primeira vez em abril de 2024, voltou a acontecer nos últimos dias, indicando que a correção do bug aplicada pela Apple pode não ter sido eficaz. Os casos ocorreram tanto com iPhones com o iOS 17 instalado quanto modelos com o iOS 18.
Como é o bug do alarme do iPhone?
O bug do alarme do iPhone pode disparar o despertador na hora errada ou tocar na hora certa, mas sem nenhum som ou vibração — neste caso apenas o pop-up de alarme tocando aparece.
My 10.30am sleep alarm rang at 12.42am instead.
byu/bryanlolwut iniphone
Conforme relatos nas redes sociais, o bug é bem diversificado. O alarme pode tocar minutos depois do programa ou quase 12 horas depois, como disse um usuário na publicação do Reddit incorporada acima. A “vítima” dessa situação relatou que despertador programado para as 7h só foi tocar às 17h.
Já outro usuário comentou que dois alarmes programados para as 10h30 e 10h45 só dispararam a partir das 11h. A recomendação de algumas pessoas na publicação é baixar um aplicativo de despertador de terceiros e não depender do app nativo do iPhone.
Há ainda comentários destacando que os iPhones parecem sofrer regularmente com bugs nos despertadores. No Reddit, um usuário comentou que problemas do tipo são relatados desde 2009. Eu não achei nenhum post daquele ano, mas casos em 2023, 2022, 2019 (duas vezes) e matérias da BBC em janeiro de 2011 e do The Guardian em novembro de 2010 (dois meses de diferença entre elas).
O primeiro destaca que o problema surgiu após a virada do ano (e ainda estamos em 10 de janeiro), enquanto a segunda está ligada a uma falha do alarme em reconhecer o horário de verão na Europa — o iOS 4.01 da época atualizou corretamente a hora do sistema, mas o despertador não era sincronizado com ele.
E não foram só relatos no Reddit sobre alarmes disparando depois do programa. Aqui no Tecnoblog, o analista de mídias sociais João Vitor Nunes também teve problemas com o seu despertador. O iPhone usado por João é um iPhone 13 com o iOS 18.1.
Umar Shakir, jornalista do The Verge, também relatou que seu smartphone da Apple passou por problemas com o alarme. Até o momento desta publicação, a big tech não divulgou para nenhum veículo se está trabalhando na resolução do problema ou se ele já foi corrigido.
iPhones voltam a apresentar problemas com o despertador