A Canon lançou nesta semana o Live Switcher Mobile, aplicativo para a direção de transmissões ao vivo. Contudo, você não conseguirá usar o app na sua câmera da marca. Por enquanto, o Live Switcher Mobile só está disponível para iPhones e iPads, mas a Canon promete que lançará uma versão para as suas câmeras.
O foco do Live Switcher Mobile é, como sugere o nome, a transmissão em dispositivos móveis. Só que ainda é estranho ver que a Canon, uma das principais fabricantes de câmeras do mundo, lançou um aplicativo que permite gerenciar três fontes de vídeos ao mesmo tempo — e nenhuma dessas fontes é uma câmera da marca.
Como funciona o Live Switcher Mobile da Canon?
O Live Switcher Mobile da Canon é um aplicativo para o gerenciamento de transmissões ao vivo — basicamente o OBS Studio da fabricante. O dispositivo que rodar o app será o switcher, servindo também como câmera primária. Depois é possível adicionar mais duas fontes de vídeo, seja um iPad ou iPhone, incluindo a transmissão de algum jogo em um deles.
Com o app, o usuário consegue, entre outras coisas, “dirigir” a live, configurando o volume ou trocar o ângulo da câmera (o que é útil, por exemplo, para uma transmissão culinária que precisa mostrar o mise en place e preparação do prato).
O Live Switcher Mobile tem integração com praticamente todas as principais plataformas de transmissão ao vivo, como Twitch, YouTube, Facebook e Instagram. Porém, para adicionar legendas em tempo real é necessário que a plataforma tenha suporte para esse recurso.
Aliás, a funcionalidade de exibir comentários de telespectadores só está disponível na transmissão via YouTube e Facebook. Isso é outro ponto negativo do app. Contudo, como destaca o colega Andrew Liszewski do The Verge, o Live Switcher Mobile soa como uma melhor opção para quem está começando no mundo do streaming — os profissionais vão preferir o OBS Studio.
O Live Switcher Mobile é um app freemium, sendo que a sua versão paga (R$ 99 por mês no Brasil) permite transmitir em 1080p, esconder anúncios e marca d’água, trocar entre resolução HD e FullHD, sobrepor uma imagem estática na transmissão e dar zoom e mover o Picture in Picture.
Importante explicar: os anúncios são exibidos para o streamer, não para quem está assistindo a live. Ainda assim, R$ 99 por mês é absurdo pelas limitações do Live Switcher Mobile.
Com informações de Engadget
Novo app da Canon para lives não roda em câmeras da própria marca