Ilustração de um chip de telefonia acompanhado de etiqueta com preço R$ 0,00
Operadoras oferecem internet grátis durante período de degustação (Ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Resumo
  • Operadoras de telefonia no Brasil começaram a oferecer test drive de internet móvel em outubro de 2023, permitindo aos usuários testar o serviço gratuitamente. Durante o período de 30 dias, os clientes têm acesso a cerca de 30 GB de dados, além de ligações e mensagens ilimitadas
  • A TIM conseguiu cerca de 100 mil ativações, destacando o sucesso do projeto em atrair novos consumidores. A Claro também oferece a novidade para clientes existentes e novos.
  • A ativação do serviço requer smartphones compatíveis com eSIM, o que é uma limitação, pois apenas modelos mais recentes possuem essa tecnologia. Além disso, a Claro exige informações de cartão de crédito para verificar o histórico do usuário e evitar fraudes.
  • Este modelo de degustação é estratégico para as operadoras, visando atrair clientes de concorrentes e estabelecer um relacionamento inicial, que pode levar a futuras conversões baseadas em dados coletados durante o teste.

Se você está pensando em trocar de operadora, que tal testar o serviço da principal rival por 30 dias? A degustação de internet grátis se tornou uma realidade no Brasil desde outubro de 2023. De lá para cá, as empresas do setor permitiram dezenas de milhares de testes das redes 4G e 5G. E agora comemoram os primeiros resultados, segundo executivos ouvidos pelo Tecnoblog.

Nós conversamos com pessoas-chave na implementação do test drive de internet pelo país. Em linhas gerais, a pessoa interessada nesta novidade só precisa baixar o aplicativo da operadora, informar os dados e instalar um e-SIM. A partir daí, tem cerca de 30 GB para usar durante o período de degustação, além de ligações e mensagens ilimitadas.

Claro e TIM oferecem internet grátis

A degustação de rede começou com a TIM há cerca de seis meses. O projeto-piloto se transformou numa bem sucedida estratégia para conquistar novos consumidores. O chefe de marketing (CMO) da empresa, Paulo Esperandio, celebra taxas de retenção “maiores do que em outros canais”. Em outras palavras, as pessoas fazem o teste e depois contratam um plano.

“Temos a oportunidade de expor a nossa premiada rede para que a pessoa avalie em sua região e decida se fica conosco”, diz o executivo. O sucesso é tamanho que a TIM revelou com exclusividade ao Tecnoblog que está perto de bater a marca de 100 mil ativações.

A gerente do Claro Flex, Priscila Steinberger, explica que qualquer consumidor – inclusive de outros planos da Claro – pode participar da degustação oferecida pela empresa. No entanto, a grande maioria é composta por novos clientes. “Toda a jornada de ativação é muito rápida e fácil de ser realizada”.

Celular com aplicativo do Claro Flex aberto
Amostra grátis ocorre pelo app do Claro Flex (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

Ativação requer eSIM

Talvez o maior gargalo seja a exigência de um smartphone compatível com eSIM. Por meio do chip virtual, a operadora rapidamente ativa uma nova linha e libera o acesso ao serviço de telecomunicações. Feitos os trâmites burocráticos, a parte técnica deve ocorrer em questão de minutos.

Estimativas divulgadas pela TIM dão conta de que somente 10% do parque de celulares do Brasil traz essa tecnologia. Ela começou a se popularizar a partir da safra 2018/2019, quando chegou em telefones de Apple, Motorola e Samsung.

Proteção contra fraude

Internet de graça, com ativação fácil e em poucos minutos. Poderia ser um convite às falcatruas, mas representantes das principais telefônicas dizem que medidas foram adotadas para proteger a rede de telecomunicações.

A Claro, por exemplo, exige o número de cartão de crédito no momento do cadastro. Desta forma, consegue checar o histórico da pessoa em bases de informações.

Já a TIM dispensa essa etapa. “Nós temos muita confiança nos nossos mecanismos antifraude”, diz Esperandio. Ele acrescenta que a maioria das tentativas de golpe tinha o objetivo de conseguir um número novo e movimentar aplicativos e plataformas digitais, não necessariamente para tirar proveito do acesso sem custo.

De toda forma, a companhia de origem italiana estabelece quarentena de 12 meses para cada CPF inscrito no test drive.

Retrato de homem apoiado numa mesa de reuniões
Paulo Esperandio é chefe de marketing da TIM Brasil (Foto: Divulgação/TIM)

De olho no consumidor da concorrência

As gigantes do setor não estão de brincadeira quando o assunto é degustação de internet. Pergunto se a ideia é roubar cliente da concorrente. Bem-humorado, o chefe de marketing da Claro, Marcio Carvalho, admite esta é a meta “sempre”.

Tanto a Claro quanto a TIM reconhecem que a troca de prestadora pode não ocorrer num primeiro momento. “É mais um passo para criar relacionamento com o cliente”, diz o representante da TIM. Pode acontecer, por exemplo, de o consumidor ainda estar cumprindo o período de fidelidade do contrato atual.

Por sua vez, o CMO da Claro afirma que a amostra grátis também serve para coletar dados sobre os interessados na operadora. Mais para frente, eles enviam novas ofertas para os potenciais assinantes.

Mais alguns detalhes

A Claro não divulga número de ativações realizadas até agora. Além da rede móvel, o inscrito também conta com os pontos de acesso Wi-Fi da antiga rede Claro NET, presente em shoppings e aeroportos, entre outros locais movimentados.

“Meu celular não tem eSIM. Há planos de liberar o teste por chip físico?” Também fiz essa pergunta e tanto a Claro quanto a TIM disseram que isso não está previsto. Esperandio, da companhia italiana, reforça que este é “o futuro das telecomunicações”.

Maior operadora de telefonia móvel do país, a Vivo não oferece test drive e não parece ter planos de mudar este jogo.

Como fazer o test drive de internet

  • Claro: Instale o aplicativo do Claro Flex no celular (Android ou iPhone) e realize os procedimentos exibidos na tela.
  • TIM: Instale o aplicativo Meu TIM (Android ou iPhone), acesse o site de ativação do test drive, preencha o cadastro e aguarde a ativação de rede.

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